Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1313
Título: Cortinas de ferro: o trabalho real de socioeducadores de uma unidade socioeducativa de internação do estado de Rondônia
Autor(es): Codinhoto, Elizangela
Palavras-chave: Trabalho real
Socioeducador
Unidade socioeducativa
Data do documento: 2014
Citação: CODINHOTO, E. Cortinas de ferro: o trabalho real de socioeducadores de uma unidade socioeducativa de internação do estado de Rondônia. 2014. 147f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com trabalhadores que atuam em uma Unidade Socioeducativa do Estado de Rondônia, cujos objetivos gerais visam compreender as vivências subjetivas de prazer/sofrimento no trabalho dos socioeducadores, bem como identificar as contradições entre o trabalho prescrito e o trabalho que se faz na Unidade Socioeducativa. Considerando o escopo da pesquisa, optou-se pela perspectiva teórica da Psicodinâmica do Trabalho, Dejours (2008). Privilegiou-se nesta investigação a abordagem qualitativa, utilizou-se como técnica entrevistas individuais com questões semi-estruturadas e observação com Registro no Diário de Campo durante três meses. Foram considerados sujeitos da pesquisa seis socioeducadores. As entrevistas, as quais foram organizadas em categorias temáticas e analisadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Observou-se que as vivências de trabalho dos socioeducadores caracterizam-se por sofrimento, com grande possibilidade de adoecimento. O medo e a insegurança se destacaram como sendo os responsáveis pelas desestabilizações e enfraquecimento do coletivo. As contradições entre o trabalho prescrito e o trabalho real são enfrentadas pelos trabalhadores por diversas formas, o que tem permitido a mobilização subjetiva e gerado o prazer necessário à estabilização e promoção da saúde.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Vanderleia de Lurdes Dal Castel Schlindwein.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1313
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizangela Codinhoto_Cortinas de ferro.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.