Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1315
Título: Os desdobramentos do feminino na maternidade: uma escuta psicanalítica de mulheres que tiveram seus filhos(as) acolhidos(as) institucionalmente
Autor(es): Pereira, Halanderson Raymisson da Silva
Palavras-chave: Maternidade
Feminilidade
Psicanálise
Acolhimento institucional
Data do documento: 2014
Citação: PEREIRA, H. R. da S. Os desdobramentos do feminino na maternidade: uma escuta psicanalítica de mulheres que tiveram seus filhos(as) acolhidos(as) institucionalmente. 2014. 156f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: A maternidade tem sido descrita na história da sociedade Ocidental, no discurso médico e por alguns psicanalistas como uma das respostas para o ser mulher. Ao considerar a produção desses saberes, este trabalho se propõe a realizar uma discussão acerca do feminino e da maternidade, tendo como referência as teorizações freudianas e lacanianas que versam sobre essas temáticas. A pesquisa foi elucidada por meio de recortes de atendimentos à mulheres em uma instituição pública, que tiveram seus filhos (as) acolhidos (as) institucionalmente. Nas sessões, estas mulheres abordam e retratam a maternidade como uma função social que possui inúmeras dificuldades para ser exercida, além de destacarem um modelo de repetição materno advindo de suas próprias mães. O método psicanalítico, desvelou-se como uma outra via de escuta dos relatos dessas mulheres, proporcionando a formulação de outros saberes, os quais não estavam restritos ao discurso jurídico e social sobre o ser mãe, mas originavam-se dos meandros do inconsciente, do desejo, e da vivência subjetiva do materno. Os resultados da pesquisa apontam os diferentes e possíveis caminhos trilhados por essas mulheres para lidar com a falta do significante específico para o seu sexo, que transitam entre a suplência pela via do desejo de um filho à negação da maternidade como uma via de acesso a feminilidade. A psicanálise contribui para discutir a célebre pergunta o que quer uma mulher? ao atribuir às mulheres a possibilidade de construir um nome para si a partir de suas singularidades.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Melissa Andrea Vieira de Medeiros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1315
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Halanderson R. S. Pereira_Os desdobramentos do feminino na maternidade.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.