Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRezende, Eduardo Sarmento de-
dc.date.accessioned2016-11-30T19:20:04Z-
dc.date.available2016-11-30T19:20:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationREZENDE, E. S. de. Suporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criança. 2014. 116f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1317-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Biasotto Feitosa.pt_BR
dc.description.abstractDesde o início da sua vida, o ser humano tem a família como sua principal fonte de existência e, ao longo de seu desenvolvimento, como a mais importante rede de acesso à aprendizagem para interação social. Isso nos leva a inferir que a qualidade do suporte familiar oferecida à criança poderá refletir sobre os seus aspectos comportamentais, afetivos e sociais. Sendo assim, o presente estudo buscou realizar um levantamento sobre esses principais aspectos e correlacioná-los entre si e com a percepção que a criança tem a respeito do suporte familiar que recebe. Desse modo, como objetivo geral, esta pesquisa buscou analisar as relações de reciprocidade entre as habilidades sociais dos pais com o autoconceito, a percepção de suporte familiar e as habilidades sociais dos filhos. Esta pesquisa obteve a colaboração de 325 participantes, sendo 141 crianças, 71 meninos (50,4%) e 70 meninas (49,6%), com idade entre 11 anos e 12 anos (média = 11,59, mediana = 12 e desvio padrão = 0,49), 130 mães e 54 pais. Para apreciar os dados e estabelecer relações entre as variáveis, foi utilizada a abordagem quantitativa com o delineamento do tipo levantamento. Como instrumentos para coleta de dados, utilizou-se a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ), o Inventário de Habilidades Sociais (IHS – Del Prette), o Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF) e o Sistema multimídea de habilidades sociais de Crianças (SMHSC – Del Prette). Os dados foram tratados junto ao método de investigação correlacional. Os resultados do presente estudo indicaram que as habilidades sociais dos pais, com o autoconceito, a percepção de suporte familiar e as habilidades sociais dos filhos, apresentam-se reciprocamente correlacionadas, sendo que o principal resultado dessa relação foi encontrado entre a percepção que a criança tem do seu autoconceito e do suporte familiar que recebe. As habilidades sociais demonstraram ser fatores de influência na formação do autoconceito das crianças e de um adequado suporte familiar. Observou-se ainda que as habilidades sociais, o autoconceito e a percepção de suporte familiar participam de uma relação triádica e bidirecional, constituído de forma conjunta um suporte familiar essencial ao desenvolvimento sociocognitivo da criança. Estes resultados foram discutidos à luz da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, sob a perspectiva do determinismo recíproco e da aprendizagem vicária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-11-30T19:20:04Z No. of bitstreams: 1 Eduardo S. Rezende_Suporte familiar.pdf: 1406289 bytes, checksum: d25cbac8c46b16ae3fb7c040d1560b74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-30T19:20:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo S. Rezende_Suporte familiar.pdf: 1406289 bytes, checksum: d25cbac8c46b16ae3fb7c040d1560b74 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.subjectSuporte familiarpt_BR
dc.subjectAutoconceitopt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectTeoria social cognitivapt_BR
dc.titleSuporte familiar e o desenvolvimento sociocognitivo da criançapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo S. Rezende_Suporte familiar.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.