Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1319
Título: As vivências maternas no abuso sexual intrafamiliar de meninas acolhidas institucionalmente em Porto Velho-RO
Autor(es): Fernandes, Lyerka Kallyane Ramos
Palavras-chave: Vivências maternas
Violência sexual
Interpretação de sentidos
Assistência social
Data do documento: 2015
Citação: FERNANDES, L. K. R. As vivências maternas no abuso sexual intrafamiliar de meninas acolhidas institucionalmente em Porto Velho-RO. 2015. 102f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: O presente estudo relata acerca das vivências maternas apresentadas pelas mães de meninas que foram vítimas de violência sexual intrafamiliar e por este motivo foram acolhidas institucionalmente em uma unidade de acolhimento. Estas mães foram atendidas e acompanhadas pela equipe de referência de um CREAS localizado na cidade de Porto Velho, Rondônia. Como objetivo geral da pesquisa propõe-se interpretar as vivências maternas e suas ações frente à revelação de abuso sexual em meninas no contexto familiar. Trata-se de um estudo de dois casos de mães utilizando-se a pesquisa de método qualitativo, através da Interpretação de Sentidos. Participaram do estudo duas mães que acompanhavam suas filhas acolhidas institucionalmente em distintas unidades de acolhimento por motivo de terem sido violentadas sexualmente. Para a interpretação das entrevistas, discute-se e analisa-se o material colhido em entrevista com base nos referenciais teóricos propostos e reflexões acerca dos casos. Durante a reflexão foram discutidos os materiais coletados, dialogando com teóricos propostos na introdução e fundamentação teórica do estudo à luz da abordagem sistêmica em diálogo com os marcos regulatórios sociais de proteção. A partir da interpretação dos casos observa-se o predomínio de sentimentos maternos de culpa e incredulidade diante da constatação dos fatos vividos por parte das filhas de terem sido abusadas sexualmente por seus companheiros. Discute-se as ações que foram tomadas por estas mães após a revelação das vivências abusivas, os (re) sentimentos que ela carrega e quais as perspectivas dessas mães diante dos atendimentos oferecidos por parte dos profissionais do CREAS. Destaca-se a necessidade de uma reorganização dos serviços de ponta nesse tipo de atendimento, uma atenção às vulnerabilidades programáticas que ocorrem na PNAS bem como a efetivação de fato das políticas públicas já existentes, porém ainda pouco delimitadas enquanto especificidades de atuação da psicologia dentro dos serviços da assistência social em Porto Velho-RO.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Renato Vitória Calheiros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1319
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lyerka K.R.Fernandes_As vivências maternas no abuso sexual.pdf833,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.