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Title: O turismo no espaço rural em Rondônia sob um enfoque mercadológico
Authors: Silvestre, Ronie Peterson
Keywords: Turismo no espaço rural
Marketing turístico
Desenvolvimento sustentável
serviços turísticos
Issue Date: 2008
Abstract: Este trabalho examinou o desenvolvimento da atividade turística no meio rural em Rondônia em relação ao composto de marketing turístico em cada uma de suas variáveis: produto, preço, praça (acessos e facilidades), promoção, programas, parcerias e pessoas. O turismo no espaço rural vem sendo discutido como um importante meio de desenvolvimento econômico, social e ambiental por uma série de razões. Dentre algumas estão a diversificação da economia regional pelo estabelecimento de micro e pequenos negócios; melhoria das condições de vida das famílias rurais; diminuição do êxodo rural; reencontro dos cidadãos com suas origens rurais e com a natureza; criação de receitas alternativas que valorizam as atividades rurais; agregação de valor ao produto primário por meio da verticalização da produção e o resgate da auto-estima do campesino. A pesquisa foi realizada através de casos múltiplos. Utilizou-se uma amostra de oito empreendimentos que se baseou, principalmente, na busca pela diversificação de ofertas turísticas. A pesquisa foi exploratória e descritiva e utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Foram utilizadas como instrumento de coleta de dados, a entrevista em profundidade com questões semi-estruturadas e observação participante de forma aberta. O trabalho traz um referencial teórico sobre turismo sustentável, turismo, turismo no espaço rural, administração e marketing de serviços. Os serviços turísticos foram distribuídos em nove modalidades. Para tornar os empreendimentos mais atrativos, as propriedades lançam mão de diversas atividades de acordo com a demanda e o potencial existente no local. As principais estratégias relacionadas ao preço encontradas são: discriminação de preços em forma de descontos sazonais, preços acima da média, preço baixo em day use, preço por conjunto de serviços (preço de pacote), preços em pacote misto. Foram elaboradas tabelas que mostram a distância existente entre os empreendimentos e as principais cidades com sua respectiva população e a distância existente entre um empreendimento e outro, além de caracterizar as vias e os meios de transporte. Descreveram-se as facilidades existentes em cada empreendimento como o acesso ao celular e internet. Os sites na internet e a propaganda boca-a-boca foram considerados muito satisfatórios do ponto de vista da atratividade pelos entrevistados, além da pesquisa levantar outros canais de comunicação utilizados pelos empreendimentos. São caracterizadas as programações realizadas pelos empreendimentos e o grau de importância atribuído pelos entrevistados a essa variável. As parcerias ainda são incipientes apesar dos empreendimentos atribuírem uma grande importância a elas para a geração de valor econômico. São apontados os principais desafios na administração de pessoas, entre eles a falta de experiência dos residentes próximos aos empreendimentos no atendimento ao turista. Portanto, a pesquisa alcançou os objetivos propostos finalizando com várias recomendações para trabalhos futuros.
Description: Dissertação submetida ao Programa de Pós Graduação – Mestrado em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, para obtenção do título de Mestre em Administração na área de concentração em Gestão de Agronegócio e Sustentabilidade. Orientador: Prof. Dr. João Vicente André
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/133
Appears in Collections:PPGA/PVH - Mestrado em Administração (Dissertações)

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