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dc.contributor.authorKjaer, Valdemar Katayama-
dc.date.accessioned2016-12-15T19:39:07Z-
dc.date.available2016-12-15T19:39:07Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationKJAER, Valdemar Katayama. Proposta construtivista de integração ensino-serviço em oftalmologia na formação médica em Rondônia.2014. 111 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1343-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientadora: Profa. Dra. Lúcia Rejane Gomes da Silva.pt_BR
dc.description.abstractApesar da importância da visão para a qualidade de vida, poucos médicos não-especialistas atuam na promoção da saúde ocular ou sabem tratar problemas oftalmológicos simples ou urgentes. Através de uma pesquisa-ação, procuramos inserir e ao mesmo tempo avaliar uma proposta de ensino prático da oftalmologia em ambiente de trabalho, lidando com as dificuldades da realidade da assistência e as complexidades da ciência médica e das interações humanas. Para isso, aplicaram-se os princípios da ética personalista e do construtivismo interacionista, visando ao desenvolvimento cognitivo do aluno para uma máxima autonomia intelectual que se harmonize com o comportamento ético e o conhecimento médico global, ao mesmo tempo sistêmico e sistemático. Doze alunos voluntários do 8º Período, já aprovados no curso teórico de oftalmologia, foram divididos em grupos e introduzidos no ambiente de assistência oftalmológica do SUS, totalizando 16 horas de prática. Também foram feitos três seminários, uma visita à clínica oftalmológica privada e uma roda de conversa final. Os resultados confirmaram que o ensino transmissivo prévio foi incapaz de desenvolver conhecimentos e competências em oftalmologia. Observou-se que a realidade daquele ambiente de trabalho prejudicou a avaliação formativa e reduziu a quantidade de casos vivenciados, reduzindo o potencial de construção de esquemas cognitivos mais complexos. Os alunos preferiram esse método de ensino, porém não demonstraram interesse ou capacidade de elaborar comparações mais aprofundadas com o ensino tradicional. O desenvolvimento cognitivo de maior complexidade (metacognição) exige do professor conhecimentos de psicologia e pedagogia que não são facilmente assimiláveis e aplicáveis, exigindo grande motivação, para não transformar o ensino em cristalizador de práticas correntes ou ferramenta para incutir habitus arbitrário, conformando o aluno segundo propósitos que lhe são externos e eticamente questionáveis. Embora não seja ainda possível avaliar os benefícios práticos para a assistência, formação acadêmica e ética dessa proposta, os resultados foram positivos.pt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectOftalmologiapt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.titleProposta construtivista de integração ensino-serviço em oftalmologia na formação médica em Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:PPGECS/PVH - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

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