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Título: Proposta construtivista de integração ensino-serviço em oftalmologia na formação médica em Rondônia
Autor(es): Kjaer, Valdemar Katayama
Palavras-chave: Educação médica
Ética
Oftalmologia
Construtivismo
Data do documento: 2014
Citação: Kjaer, V. K. Proposta construtivista de integração ensino-serviço em oftalmologia na formação médica em Rondônia. 2014. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: Apesar da importância da visão para a qualidade de vida, poucos médicos não-especialistas atuam na promoção da saúde ocular ou sabem tratar problemas oftalmológicos simples ou urgentes. Através de uma pesquisa-ação, procuramos inserir e ao mesmo tempo avaliar uma proposta de ensino prático da oftalmologia em ambiente de trabalho, lidando com as dificuldades da realidade da assistência e as complexidades da ciência médica e das interações humanas. Para isso, aplicaram-se os princípios da ética personalista e do construtivismo interacionista, visando ao desenvolvimento cognitivo do aluno para uma máxima autonomia intelectual que se harmonize com o comportamento ético e o conhecimento médico global, ao mesmo tempo sistêmico e sistemático. Doze alunos voluntários do 8º Período, já aprovados no curso teórico de oftalmologia, foram divididos em grupos e introduzidos no ambiente de assistência oftalmológica do SUS, totalizando 16 horas de prática. Também foram feitos três seminários, uma visita à clínica oftalmológica privada e uma roda de conversa final. Os resultados confirmaram que o ensino transmissivo prévio foi incapaz de desenvolver conhecimentos e competências em oftalmologia. Observou-se que a realidade daquele ambiente de trabalho prejudicou a avaliação formativa e reduziu a quantidade de casos vivenciados, reduzindo o potencial de construção de esquemas cognitivos mais complexos. Os alunos preferiram esse método de ensino, porém não demonstraram interesse ou capacidade de elaborar comparações mais aprofundadas com o ensino tradicional. O desenvolvimento cognitivo de maior complexidade (metacognição) exige do professor conhecimentos de psicologia e pedagogia que não são facilmente assimiláveis e aplicáveis, exigindo grande motivação, para não transformar o ensino em cristalizador de práticas correntes ou ferramenta para incutir habitus arbitrário, conformando o aluno segundo propósitos que lhe são externos e eticamente questionáveis. Embora não seja ainda possível avaliar os benefícios práticos para a assistência, formação acadêmica e ética dessa proposta, os resultados foram positivos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Lúcia Rejane Gomes da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1343
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

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