Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1345
Título: Competências gerenciais nas unidades de saúde da família de Porto Velho-RO: da teoria à prática em discussão
Autor(es): Souza, Maria Zilma Conceição de
Palavras-chave: Competências gerenciais
Processo de trabalho
Atenção básica
Data do documento: 2014
Citação: Souza, M. Z. C. de. Competências gerenciais nas unidades de saúde da família de Porto Velho-RO: da teoria à prática em discussão. 2014. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: O presente estudo objetivou analisar as competências gerenciais dos profissionais que atuam na direção das Unidades de Saúde da Família (USF), sob a ótica dos próprios diretores, bem como identificar quais são as estratégias e instrumentos utilizados em seus processos de trabalhos. Para tal, realizou-se um estudo qualitativo, junto aos gerentes das unidades de Saúde da Família da área urbana da cidade de Porto Velho-RO. Os instrumentos de pesquisa foram a observação sistemática direta do trabalho da gerência das unidades básicas de saúde e a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, modalidade Análise Temática (Bardin, 1977). Os resultados apontaram que no grupo de gerentes estudado, a maioria é do sexo feminino (12), 75%, com idade média de 41,5 anos. Neste estudo, (3) 18,75% possuem formação técnica na área da saúde e (5) 31,25% na área administrativa. Quanto ao tempo de atuação na função de gerente, (13) 81,25% referiram menos de um ano, (3) 18,75% mais de um ano de atuação. Sobre a forma de contrato dos gerentes (6) 37,5% referem ser estatutários e (10) 62,5% são oriundos de cargos comissionados. Neste estudo, das falas analisadas emergiram duas categorias temáticas: A dificuldade de organização e de diferenciação no processo de trabalho do gerente e da equipe de saúde da família, o desconhecimento da Atenção Básica como modelo de reorganização das práticas assistências de saúde no Sistema Único de Saúde. Foi possível identificar que o grande volume de atividades dos gerentes se concentra nas ações de organização do processo de trabalho, da infraestrutura e do planejamento de serviço. A gerência está pautada no estilo da Administração Clássica, caracterizada por uma lógica da produtividade permeando o processo gerencial. Entretanto, foi possível perceber no cotidiano da prática gerencial traços de comunicação horizontalizada com a utilização das tecnologias leves, que são indicativos de possíveis mudanças. Apesar disto, observa-se nas falas a ausência de um conceito de atenção básica, ajustado no modelo de reorganização e ordenador da rede de atenção à saúde. Diante disto, esse estudo aponta para uma evidente necessidade de investimentos na educação permanente destes sujeitos. Uma das recomendações do estudo é que se altere a forma de ingresso desses gerentes ao serviço público, de tanta importância como é o da saúde, bem como inclua na Lei Orgânica do Município de Porto Velho eleições diretas pela comunidade a esses cargos. Temos a convicção que este estudo, não conseguiu retratar em 100% a realidade enfrentada pelos gerentes no dia-a-dia das UBS, mas sua maior contribuição talvez seja justamente a constatação científica das fragilidades que caracterizam o desempenho gerencial nas UBS de Porto Velho.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Kátia Fernanda Alves Moreira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1345
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Zilma C. de Souza_Competências gerenciais nas unidades de saúde.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.