Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1348
Título: Saúde da mulher: determinantes de óbito por causa materna no ciclo gravídico-puerperal
Autor(es): Souza, Ângela Ribeiro de
Palavras-chave: Mortalidade materna
Causa morte
Estimativas de risco
Análise de componentes principais
Data do documento: 2014
Citação: Souza, Â. R. de. Saúde da mulher: determinantes de óbito por causa materna no ciclo gravídico-puerperal. 2014. 92f.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: As desigualdades socioeconômicas da população ainda se apresentam interferindo sobre os indicadores de saúde, em especial, quando se trata de mortalidade materna. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que ocorreram 287.000 mil óbitos maternos em 2010, destes, apenas 1% originário de países desenvolvidos enquanto na África ocorreram 57% (160.000) dos óbitos mundiais. Reduzir a razão de mortalidade materna faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2012). Para atuar sobre o problema no nível de regiões, torna-se necessário conhecer a magnitude, as causas e os fatores que elevam os riscos de sua ocorrência, o que segundo a OMS, trata-se de um processo difícil, devido a não obtenção de registros oficiais eficientes para notificação. O monitoramento realizado pelas Nações Unidas apresentou uma Razão de Mortalidade Materna para o Brasil de 56 óbitos por 100 mil nascidos vivos em 2010, classificando-o, como área de alta mortalidade. Para conhecer melhor esta realidade no município de Porto Velho, este estudo teve como objetivo analisar os fatores de risco de mortalidade materna frente à assistência prestada à mulher em período gestacional, parto e puerpério, através da análise dos dados dos óbitos por causa materna, registrados no Sistema de Informação de Mortalidade referente ao período de 2006 a 2011. Tratou-se de uma pesquisa epidemiológica observacional, pela qual os óbitos foram classificados segundo causas obstétricas, respeitando o conceito da OMS, descrevendo suas frequências em relação às variáveis de maior importância. Acrescentou-se um estudo caso controle, através do qual, traçaram-se as estimativas de risco de ocorrência dos óbitos por causa materna. Para tal, realizou-se uma regressão logística múltipla, para a análise univariada e multivariada das variáveis selecionadas, que foram expressas em valores estimados de Odds Ratio (OR) com intervalo de confiança de 95% (IC 95%). Foi construído um indicador socioeconômico e de serviço, através da técnica de Análise Componentes Principais (PCA) para o escalonamento de níveis de gravidade de risco dos bairros do município de estudo. Como resultado, este estudo identifica as causas mais frequentes de óbitos por causa materna no município, compara com outras regiões, aponta o perfil das mulheres acometidas pelo evento, indica estimativas de riscos e apresenta um escore dos bairros segundo um indicador de qualidade das condições socioeconômica e de serviço. Do conhecimento adquirido pela pesquisa realizada, aponta-se sugestões para ações de promoção e prevenção a saúde da mulher no período reprodutivo, utilizando práticas de atenção à população através da classificação de riscos, além das medidas de gestão relevantes para o aprimoramento da vigilância desses eventos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Ana Lúcia Escobar.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1348
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ângela R. de Souza_Saúde da mulher.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.