Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1352
Título: A judicialização na gestão da assistência a saúde na perspectiva do usuário do município de Porto Velho-Rondônia
Autores: Nascimento, Cristina Mabel do
Palavras-chave: Judicialização
Assistência
Usuário
Medicamentos
Data de publicação: 2014
Citação: NASCIMENTO, Cristina Mabel do. A judicialização na gestão da assistência a saúde na perspectiva do usuário do município de Porto Velho-Rondônia. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem-se como tema “A judicialização na gestão da assistência a saúde na perspectiva do usuário do município de Porto Velho – Rondônia”. Sabe-se que o direito a saúde, como também o direito social esteve sempre relegado a um segundo plano, visto até mesmo pela própria história brasileira. Assim, o objetivo do trabalho é analisar a judicialização do ponto de vista dos usuários, através dos casos encaminhados á Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. A metodologia aplicada foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa/NUSAU – Porto Velho-RO, nos termos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, sob o parecer de nº 240.429. A pesquisa é de natureza documental, descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa e pesquisa de campo buscando o universo de crenças, valores, atitudes e situação socioeconômica dos usuários inseridos no estudo. E através das pesquisas realizadas, conclui-se que o direito à saúde garantida constitucionalmente imputa-se o dever de prover ao Estado, uma melhor ponderação dos interesses em questão, com a promoção quanto à distribuição dos recursos de forma a atender satisfatoriamente essa garantia constitucional, elaborando políticas públicas eficientes que visem tanto à prevenção, quanto o tratamento e medicamentos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador: Prof. Dr. Ari Miguel Teixeira Ott.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1352
Aparece nas coleções:PPGECS/PVH - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristina M. do Nascimento_A judicialização na gestão.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.