Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1355
Título: Avaliação do usuário no período pós-alta da hanseníase: utilização das escalas SALSA e participação social
Autor(es): Santos, Cleidilene Luiza dos
Palavras-chave: Hanseníase
Classificação Internacional de Funcionalidade
Incapacidade e saúde
Participação social
Epidemiologia
Data do documento: 2014
Citação: Santos, C. L. dos. Avaliação do usuário no período pós-alta da hanseníase: utilização das escalas SALSA e participação social. 2014. 75f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica considerada um importante problema de saúde pública no Brasil. A região norte apresenta um coeficiente de detecção geral acima da média do país, sendo que em Rondônia esta taxa em 2010 foi de 58,8 casos/100.000 habitantes, enquanto que o percentual de cura identificado foi de 84,1%. A hanseníase pode ocasionar grande prejuízo na qualidade de vida dos pacientes por ela acometidos, no sentido de limitar as relações interpessoais, causando um agravo no âmbito social e psicológico, originado muitas vezes do prejuízo físico e da limitação de atividades de vida diária, que por sua vez poderiam ter sido anulados ou minimizados por uma assistência com cuidados integralizados e efetivos. Este estudo objetivou avaliar a limitação de atividade funcional, consciência de risco e participação social em pacientes no período pós-alta da hanseníase, atendidos na Referência Estadual de Hanseníase do estado de Rondônia (Policlínica Oswaldo Cruz) através da escala SALSA e escala de participação. Tratou-se de um estudo observacional descritivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre do ano de 2013. Em relação ao escore SALSA, observou-se que nas limitações mais graves (moderada, severa e muito severa) houve um predomínio de mulheres, o teste estatístico revelou uma associação significante entre essas duas variáveis (p=0,013). A maioria dos participantes apresentaram baixa pontuação no escore de consciência de risco, a maioria (55,71%) pontuou no máximo 2. A análise do escore da escala de participação neste estudo revela que 41 (58,57%) dos participantes não apresentaram nenhum grau de restrição. A relação estatística identificada entre o GI-OMS e o escore da escala de participação (p=0,036), pode estar relacionada ao estigma existente no contexto de hanseníase. A análise realizada pelo estudo remete à atual necessidade de esforços do estado em priorizar e intensificar ações de controle da hanseníase, visto o impacto negativo sobre a qualidade de vida dos pacientes por ela acometidos, em especial no período pós-alta.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Prof. Dr. Ari Miguel Teixeira Ott.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1355
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleidilene L. dos Santos_Avaliação do usuário.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.