Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1358
Título: Motivação para mudança de comportamento de pacientes diabéticos
Autor(es): Petermann, André Luís
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Motivação para a mudança de comportamento na diabetes
Relação médico-paciente
Data do documento: 2014
Citação: Petermann, A. L. Motivação para mudança de comportamento de pacientes diabéticos. 2014. 54f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: Prochascka e Di Clemente em 1977 estudaram e desenvolveram um modelo de avaliação do estado motivacional de mudança de comportamento denominado de Modelo Transteórico (Transtheoretical Model - TTM). O seu principal pressuposto é o fato de que as auto-mudanças bem sucedidas dependem da aplicação de estratégias certas (processos) na hora certa (estágios). A motivação para a mudança de comportamento é um elemento importante no auxilio e adesão ao tratamento médico. Entre outros problemas de saúde pública, destaca-se na atualidade, o avanço da diabetes mellitus em todo o mundo, a despeito de todos os esforços desprendidos para o seu controle. Esta doença tem trazido um grande impacto, seja direta, através de gastos financeiros com medicamentos, internações, gastos previdenciários até custos indiretos e imensuráveis, como impacto na saúde mental deste indivíduo. Com o objetivo de avaliar a motivação para mudança de comportamento entre pacientes diabéticos foi selecionada uma amostra de 106 pacientes escolhidos por conveniência através de amostragem sistemática. Foi aplicado o questionário da General Health Survey, para avaliação da motivação para mudança de comportamento e um questionário semi-estruturado para avaliar variáveis sócio-demográficas. A glicemia sérica e a hemoglobina glicada foram utilizadas para se verificar o controle metabólico da diabetes mellitus. Os resultados indicaram que a maioria dos pacientes era do sexo feminino, casada, com média de idade entre 51 e 60 anos, com o segundo grau completo, e ativas do ponto de vista laboral, com faixa salarial até 2.000,00 reais e com até 5 anos de doença. Observou-se que os pacientes que foram identificados nos estágios de ação e manutenção relataram dieta pobre em gorduras, rica em fibras, frutas e legumes (55,7%); maior capacidade de redução do estresse (34%) e maior frequência de verificação da glicemia capilar com o glicosímetro (26,4%), demostrando uma associação entre motivação e qualidade de vida. Quando foi correlacionada a motivação com a glicemia sérica e hemoglobina glicada, esta apresentou correlação positiva com o controle glicêmico, demonstrando que quanto maior a motivação melhor o controle metabólico. Conclui-se que a motivação para mudança de comportamento entre pacientes diabéticos está relacionada à maior adesão ao tratamento e ao controle glicêmico.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Renato Vitória Calheiros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1358
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André L. Petermann_Motivação para mudança de comportamento.pdf397,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.