Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1362
Título: Memória e invenção na poesia de Manuel Bandeira
Autor(es): Silva, Maria Célia da
Palavras-chave: Manuel Bandeira
Memória
Invenção
Poesia
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, M. C. da. Memória e invenção na poesia de Manuel Bandeira.2014. 104f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: A presente pesquisa visa a investigar e discutir as relações entre memória e invenção na poesia de Manuel Bandeira, especialmente em alguns poemas do livro Estrela da vida inteira. Uma incursão pelo universo desse poeta implica também uma incursão pelo universo do imaginário, da fantasia e da invenção, em um processo de busca e resgate de traços referentes à memória. Nessa busca faz-se necessário um desdobramento sobre o tempo e as expressões subjetivas do eu-lírico. Para tal intento, busca-se a conceituação e o reconhecimento da memória no processo de composição desse autor, tomando como ponto de partida as reflexões sobre poesia do francês Jean Cohen (1974) e sobre o conceito de memória do crítico Erich Auerbach (1976).
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Osvaldo Copertino Duarte.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1362
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria C. da Silva_Memória e invenção na poesia de Manuel Bandeira.pdf572,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.