Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1367
Título: A gente trabalha em regime de guerra: significados do trabalho da enfermagem em um hospital público na Amazônia
Autor(es): Pacheco, Taís Poncio
Palavras-chave: Psicodinâmica do trabalho
Significado do trabalho
Saúde do trabalhador
Saúde mental e trabalho
Saúde pública
Data do documento: 2013
Citação: PACHECO,T. P. A gente trabalha em regime de guerra: significados do trabalho da enfermagem em um hospital público na Amazônia. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: O presente estudo visa expor os resultados da pesquisa realizada com os trabalhadores de enfermagem de um hospital público da rede de saúde do Estado de Rondônia. Teve como objetivo compreender o significado do trabalho e sua interferência na saúde e/ou adoecimento dos trabalhadores. O norte teórico situa-se a partir dos pressupostos da Psicodinâmica do Trabalho, de Dejours. De forma complementar serão utilizados alguns conceitos da Ergonomia francesa e da Ergologia, tendo como autores de base Wisner e Schwartz. Para atingir o proposto optou-se pelo método qualitativo e a pesquisa foi dividida em três etapas. A primeira etapa consistiu de um mapeamento quantitativo dos afastamentos por motivos de saúde entre os servidores da enfermagem no período de janeiro a dezembro de 2011. A segunda etapa referiu-se à observação participante que direcionou o olhar da pesquisadora sob o ambiente de estudo. A terceira etapa compilou as entrevistas semi-estruturadas com os gestores e com os enfermeiros da instituição, bem como a realização de grupos focais com os técnicos da enfermagem. Como procedimento ético foi apresentado a todos os participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e, somente após o aceite e assinatura do documento, realizaram-se as entrevistas e os encontros em grupo. Após a coleta dos depoimentos foi feita a análise temática a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os dados obtidos durante as entrevistas e os encontros em grupo foram divididos em três grandes categorias: atividade de trabalho; organização do trabalho; prazer e sofrimento. Através dos depoimentos observa-se, de forma geral, que a falta do reconhecimento é o fator principal de sofrimento no hospital, favorecendo os processos de adoecimento no trabalho.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1367
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taís P. Pacheco_A gente trabalha em regime de guerra.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.