Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1374
Title: Processo sucessório de empresas familiares: um estudo de caso em Rolim de Moura, Estado de Rondônia (Brasil)
Authors: Vieira, Maria Ivani de Sousa
Keywords: Administração
Gestão
Empresa familiar
Decisão
Sucessão
Issue Date: 27-Aug-2010
Citation: VIEIRA, Maria Ivani de Sousa. Processo sucessório de empresas familiares: um estudo de caso em Rolim de Moura, Estado de Rondônia (Brasil). 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2010.
Abstract: Estudos das empresas familiares apontam particularidades no funcionamento destas, com especial tratamento para o planejamento do processo sucessório. O fato é que variáveis complexas se confluem com intensidade, dificultando a decisão pela escolha do sucessor, enquanto incidem na continuidade do empreendimento. São variáveis como as do relacionamento parental, crenças e valores nestas corporações, que pesam sobremaneira em aspectos sensíveis como nos pontos fortes e fracos, nas oportunidades e ameaças do cenário das suas vantagens competitivas. Na busca pela explicação deste fenômeno, efetuou-se uma pesquisa qualitativa, de abordagem explicativa, mediante um Estudo de Caso envolvendo empresas familiares estabelecidas na mesma Região geográfica. O resultado aponta o domínio do conhecimento empírico entre os membros em todas estas, bem como a existência de pelos menos um deles portando Curso de Graduação em Administração; indicou ainda que os atuais decisores não exigem que a sucessão gerencial seja prioritariamente dos membros parentais, mas que o dirigente indicado assegure a excelência nos negócios da família.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1374
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Acc Maria Ivani - Processo Sucessório de Empresas Familiares.pdf557,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools