Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1380
Título: A importância da logística na fidelização de clientes na empresa Ciclo Cairu
Autor(es): Bonfim, Patriciêne Alves
Palavras-chave: Logística - Transportes
Satisfação - Cliente
Vantagem competitiva
Data do documento: 15-Dez-2009
Citação: BONFIM, Patriciêne Alves. A importância da logística na fidelização de clientes na empresa Ciclo Cairu.25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009
Resumo: A logística se define como um processo de inovação operacional, na qual contempla as atividades relacionadas à obtenção, movimentação e estocagem de materiais e produtos, envolvendo todo o fluxo físico desses bens e de suas informações, de forma que sejam planejados e controlados como um sistema interligado, entre mercado fornecedor e o mercado consumidor. Satisfazer ao cliente faz parte do objetivo da logística, e entende-se que o processo é efetivado quando este objetivo é alcançado. O objetivo desta pesquisa é identificar os principais benefícios com implantação da logística, visando melhores soluções para a organização e satisfação do cliente em todos os processos que estão integrados aos serviços de transportes. A metodologia de estudo é baseada em pesquisas bibliográficas de caráter descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. Realizou-se um estudo de caso na Empresa Ciclo Cairu, localizada no município de Pimenta Bueno. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram pesquisa bibliográfica, observação no setor de transportes e análise documental. A empresa Ciclo Cairu tem seus serviços de logística integrados e realiza um trabalho de forma a conquistar e satisfazer os clientes. Está sempre incorporando às novas tendências do mercado para ter vantagens competitivas sobre os concorrentes. Observou-se que as falhas que ocorre no setor têm gerado atrasos na entrega ao consumidor final. A pesquisa apresenta sugestões para minimizar as falhas, aderir aos novos métodos, processos e bens materiais, se faz necessários para que os serviços de transporte trabalhem de forma orquestrada enfrentando os novos desafios presentes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profa. M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1380
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patriciene Alves Bonfim pdf.pdf273,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador