Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1392
Título: Inovação em uma indústria de calçados infantis: um estudo de caso da Baby Bá Calçados
Autores: Izidoro, Mônica Beatriz Rodrigues
Palavras-chave: Inovação
Estratégia
Vantagem competitiva
Data de publicação: 23-Jun-2016
Citação: IZIDORO, Mônica Beatriz Rodrigues. Inovação em uma indústria de calçados infantis: um estudo de caso da Baby Bá Calçados . 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016
Resumo: A presente monografia realizou um estudo descritivo sobre as estratégias de gestão e inovação de uma empresa de calçados infantis. Seu objetivo foi analisar os desafios encontrados no processo de inovação da empresa, bem como, as vantagens competitivas da empresa no setor calçadista por meio da inovação de seu produto. Sendo a inovação vista como uma ótima oportunidade de estratégia em busca do alcance da vantagem competitiva, o presente estudo visa identificar conceitos, teorias e características da inovação e vantagem competitiva, buscando identificar os desafios que a empresa estudada apresenta na busca pela inovação e competitividade. Após o levantamento de algumas teorias observou-se que a inovação é um excelente caminho para se conseguir melhorias no mercado quando entendida como uma estratégia. Para obtenção dos resultados, aplicou-se a abordagem qualitativa, utilizando-se como ferramenta de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e questionários com perguntas semi-abertas. Em primeiro momento foram apresentadas as atividades inovativas da empresa, se a empresa tem inserido nos últimos três anos novos produtos, novos processos, novas tecnologias assim como aquisições de equipamentos e softwares. Assim como a visão da empresa sem relação à importância da inovação como vantagem competitiva. Os resultados demonstraram que a empresa entende a importância de inovar tanto seus processos como produtos, porém, a pesquisa aponta os principais desafios que a mesma enfrenta devido à falta de incentivos e o custo que exige para a implantação de estratégias inovativas dentro da empresa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Prof. Me. Carlaile Largura do Vale. Co-orientadora: Prof.ª M.ª Graziela Luiz Franco Martinez
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1392
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia monica CD.pdf848,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.