Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1395
Título: Gestão ambiental como fonte de estratégia competitiva sustentável: o caso da empresa Natura
Autores: Paim, Liliane Santos
Palavras-chave: Vantagem competitiva sustentável
Gestão ambiental
Data de publicação: Dez-2016
Citação: PAIM, Liliane Santos. Gestão ambiental como fonte de estratégia competitiva sustentável: o caso da empresa Natura. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: A preocupação com o meio ambiente não é recente, porém devido à globalização, a preocupação tem se intensificado nos últimos anos, e recentemente no âmbito empresarial, haja vista que a sobrevivência das organizações depende das estratégias utilizadas; assim, seus gestores devem buscar melhorias no que diz respeito a tecnologias limpas como meio de se manterem competitivas no mercado. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo identificar o papel da gestão ambiental na geração de vantagens competitivas sustentáveis e quais estratégias devem ser adotadas para o alcance desse propósito. A pesquisa foi aplicada junto à Natura, empresa brasileira no ramo de cosmético, com expansão internacional, sendo realizada analises documental de relatórios publicados pela mesma nos sites oficiais. Constatou-se que a empresa Natura adota diversas estratégias abordadas pelos autores estudados neste artigo, tais como: Barney e Hesterly (2007), Hart (1995) entre outros, com o objetivo de gerar vantagem competitiva sustentável, tendo maior ênfase as estratégias de: diferenciação, prevenção de poluição, gerenciamento de produtos e Desenvolvimento Sustentável. Verificou-se que a empresa vem se destacando no ramo em que atua e obtém retornos como em diversos destaques na imagem da empresa, competitividade e aumento nas Operações Internacionais. Desta forma, considera que este trabalho pode instigar o investimento de outras empresas na área ambiental, como meio de preservar os recursos e adotarem opções alternativas em prol da competitividade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1395
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Liliane Santos Paim.pdf435,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.