Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/140
Título: Publicações científicas em administração e o enfoque teórico do processo decisório em micro, pequena e média empresa: 2006 – 2011
Autor(es): Oliveira, Elton Parente de
Palavras-chave: Tomada de Decisão
Processo Decisório
Micro Empresa
Pequena e Média Empresa
Data do documento: 2011
Citação: OLIVEIRA, E. P. de. Publicações científicas em administração e o enfoque teórico do processo decisório em micro, pequena e média empresa: 2006–2011. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011.
Resumo: O estudo analisa as publicações científicas da área de administração no período de 2006 a 2011 sobre processo de tomada de decisão nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), adotando como pressuposto a importância destas empresas na economia e a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca do processo de tomada de decisão que possa levar ao seu desenvolvimento e subsidiar pesquisas empíricas nesta área. A partir da abordagem qualitativa da pesquisa, e estudo exploratório, os dados foram coletados através dos periódicos indexados, com posterior análise de conteúdo a partir de categorias pré-definidas e com utilização de estatística descritiva para consolidação dos resultados, com apoio do software NVivo. As publicações analisadas demonstraram que as etapas do processo decisório nas MPMEs são menos complexas em relação ao de grandes empresas, cujo desenvolvimento das pesquisas teórico-empíricas é mais vasto e que privilegia o modelo de decisão racional com aporte de fatores comportamentais. De forma geral, o campo de estudo relacionado ao processo decisório em MPMEs é bastante incipiente representando importante lacuna que deve ser ocupada por novas pesquisas que atendam aos interesses e necessidades destas empresas, tratadas como motor de crescimento, fontes de muitos empregos e promotores de inovação e competitividade.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dra. Maria Berenice Alho da Costa Tourinho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/140
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Elton Parente de.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.