Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1402
Título: Gestão tributária em sociedades anônimas: um estudo no município de Cacoal (RO)
Autor(es): Belgamazzi, Marcio Adriano
Palavras-chave: Direito tributário
Gestão tributária
Sociedade anônimas
Economia tributária
Data do documento: Dez-2016
Citação: BELGAMAZZI, Marcio Adriano. Gestão tributária em sociedades anônimas: um estudo no município de Cacoal (RO). 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: As empresas brasileiras sofrem com uma alta carga tributária, devido inúmeros tributos existentes na conjuntura política brasileira, por meio dessa elevada carga, faz se necessário utilizar e desenvolver práticas que reduzam esses gastos com tributos. Desse modo, a gestão tributária é uma ferramenta de suma importância para redução do ônus tributário de uma empresa. Essa pesquisa teve como foco principal as empresas constituídas como Sociedade por Ações (S/A) do município de Cacoal (RO). Tendo como objetivo evidenciar se empresas constituídas como (S/A) utilizam a gestão tributária no gerenciamento do negócio, visando melhor desempenho econômico e financeiro por meio da gestão de tributos. Ao mesmo tempo foi levantando o perfil dos gestores, demonstrando as práticas de gestão usadas. Foi identificado a economia obtida por meio da gestão tributária. Os dados foram obtidos por meio de um roteiro semiestruturado, aplicado junto aos gestores das empresas. Foi constatado que 67% das empresas pesquisadas utilizam gestão tributária. 33% não utilizam, alegando benefícios menores que o os custos para práticas de gestão tributária. De modo geral as empresas que fazem gestão tributária economizam em média 20% nas despesas com tributos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Cleberson Eller Loose
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1402
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão tributaria em Sociêdades Anônimas um estudo no municipio de Cacoal (RO).pdf729,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador