Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1415
Título: A súmula nº584 do Supremo Tribunal Federal frente aos princípios constitucionais da anterioridade e irretroatividade tributárias
Autor(es): Honorato, Francieli Aparecida de Lima
Palavras-chave: Direito tributário
Princípios constitucionais
Súmula 584 do STF
Imposto de renda pessoa física
Data do documento: Dez-2016
Citação: HONORATO, Francieli Aparecida de Lima. A súmula nº584 do Supremo Tribunal Federal frente aos princípios constitucionais da anterioridade e irretroatividade tributárias. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O presente trabalho faz uma análise da constitucionalidade da Súmula 584 do Supremo Tribunal Federal frente aos princípios que fundamentam a nova ordem constitucional, essencialmente, os princípios da legalidade, anterioridade e irretroatividade que, em conjunto, promovem a efetivação da segurança jurídica em matéria tributária. Trata-se, pois, de uma apresentação de todos os aspectos de incidência da endonorma tributária no que tange ao imposto de renda de pessoa física, com foco no critério temporal de ocorrência do seu fato gerador, uma vez que toda a discussão está envolta de tal instituto. Para tanto, demonstra-se a aplicação da Súmula após a promulgação da Constituição Federal de 1988, bem como a interpretação dada pelo STF, que mantém até o presente momento a validade, a vigência e a eficácia de tal Súmula. Por outro lado, apresenta-se o posicionamento da doutrina majoritária na atualidade e de algumas jurisprudências que rechaçam a aplicação da Súmula 584 do STF após a consagração dos princípios constitucionais tributários. Por meio da verificação das limitações ao poder de tributar do Estado e dos impactos da retroatividade da lei tributária, aborda-se sobre a violação da legalidade estrita ou tipicidade cerrada e chega-se à quebra da segurança jurídica do contribuinte, assuntos que, conjuntamente, auxiliarão na formação da concepção quanto a constitucionalidade da Súmula 584 do STF e os efeitos de sua aplicação em face do Estado Democrático de Direito.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. M.e Victor Almeida Conselvan
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1415
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIELI APARECIDA DE LIMA HONORATO.pdf693,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador