Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1421
Título: O aspecto punitivo do dano moral
Autor(es): Freitas, Carlos Henrique Rodrigues de
Palavras-chave: Direito civil
Responsabilidade civil
Dano moral
Indenização
Data do documento: Dez-2016
Citação: FREITAS, Carlos Henrique Rodrigues de. O aspecto punitivo do dano moral. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: A partir da Constituição Federal de 1988, a responsabilidade ganha uma nova concepção. Desvincula-se o objetivo de proteção ao patrimônio e volta-se a proteção da pessoa humana, atingindo, também, o instituto do dano moral. Desde a Constituição de 1988, algumas causas têm colaborado para o aumento das demandas indenizatórias e a banalização do dano. Assim, compreender o conceito de responsabilidade civil e identificar os pressupostos caracterizadores é de suma importância para definir o dano moral e as suas funções. A metodologia empregada é a indutiva e a técnica será a bibliográfica, uma vez que a partir do procedimento de revisão bibliográfica e compilação de materiais que façam referência ao tema proposto, sustentando definições quanto ao objeto e método. Dessa forma, o presente trabalho apresenta uma investigação acerca da do acesso à justiça e a banalização do instituto do dano moral. Para tanto, será realizado um entendimento em relação à concepção dos institutos examinando seus aspectos conceituais, gerais, semelhanças e diferenças, apresentando algumas ponderações, reflexões e inovações recepcionadas, tanto pela Constituição Federal de 1988, quanto pelo Novo Código de Processo Civil.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientadora: Prof.ª M.ª Kaiomi de Souza Oliveira Cavalli
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1421
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 O ASPECTO PUNITIVO DO DANO MORAL.pdf300,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador