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dc.contributor.authorFernandes, Taianni Rocha de Santana-
dc.date.accessioned2017-02-20T19:29:29Z-
dc.date.available2017-02-20T19:29:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERNANDES, T. R. de S. A peça A Paixão de Ajuricaba e o protagonismo do pensamento descolonizador na Amazônia da década de 1970. 2016. 97f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1428-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Hélio Rodrigues da Rocha.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objeto de pesquisa a peça de teatro A Paixão de Ajuricaba, encenada pela primeira vez pelo grupo de Teatro Experimental do SESC Amazônia (TESC), no ano de 1974. Escrita pelo dramaturgo e escritor manauara Márcio Gonçalves Bentes de Souza, A Paixão de Ajuricaba é uma obra literária que representa, em uma nova perspectiva, os conflitos históricos entre indígenas e portugueses ocorridos no período de colonização dos territórios do vale do Rio Negro na Amazônia brasileira. Propõe-se, com este trabalho investigativo, uma reflexão sobre o fazer teatral no período de 1968 a 1978 na Amazônia, e faremos algumas apreciações sobre o papel do grupo TESC e do escritor Márcio Souza, levando em consideração que eles dramatizam temas locais sob a perspectiva de resgate e ressignificação da historiografia amazônica. Além disso, faz-se um estudo de base pós-colonialista das práticas discursivas, procurando apontar indícios de que essa obra pode ser considerada descolonizadora, a partir da interpretação e da análise dos discursos e contradiscursos. Para tanto, utiliza-se mão das contribuições dos teóricos Edward Said (1991), Homi Bhabha (1998), Frantz Fanon (1968), Tzvetan Todorov (1983) e Albert Memmi (1977) para evidenciarmos o processo de resistência, ressignificação do passado, representação cultural e descolonização presentes na obra A paixão de Ajuricaba (2005).pt_BR
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dc.subjectAjuricabapt_BR
dc.subjectGrupo TESCpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.titleA peça A Paixão de Ajuricaba e o protagonismo do pensamento descolonizador na Amazônia da década de 1970pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

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