Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1440
Título: A escrita de si: o discurso literário e o inconsciente em a confissão de Lúcio
Autor(es): Souza Neto, Zeno Germano de
Palavras-chave: Mário de Sá-Carneiro
Confissão
Escrita de si
Inconsciente
Ficção
Data do documento: 2015
Citação: SOUZA NETO, Zeno Germano de. A escrita de si: o discurso literário e o inconsciente em a confissão de Lúcio. 2015 .99 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos Literários, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: Este trabalho problematiza a obra A confissão de Lúcio, de Mário de Sá- Carneiro, tendo como objetivo geral compreender porque a narrativa é uma confissão e analisar o modo como acontece essa confissão no texto. Trabalha, como objetivos específicos, a discussão do gênero confissão, demonstra como a ambiguidade é parte estruturante da tessitura do texto, identifica como o eu da personagem-protagonista Lúcio se constitui em termos de identidadealteridade na relação com as personagens Ricardo e Marta e caracteriza a situação do eu cindido de Lúcio na composição da narrativa. Parte de dois marcos teóricos: os conceitos de Escrita de si, tal como proposto por Michel Foucault, e de Inconsciente como discurso do Outro, categoria da Psicanálise de Jacques Lacan. Diante disto, a questão central é respondida não no eu de Lúcio, mas em um lugar intermediário que remete ao duplo. Por fim, o que Lúcio confessa não é o que aparenta ser.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Estudos Literários - MEL, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Profa. Dra. Heloísa Helena Siqueira Correia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1440
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zeno G. de S. Neto_A escrita de si.PDF804,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.