Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/147
Título: Liderança Conectiva: um estudo na gestão dos cursos de graduação em Administração no Estado de Rondônia
Autor(es): Silva, Thalita Reis da
Palavras-chave: Liderança Conectiva
Estilos de liderança
Cursos de Administração em Rondônia
Data do documento: 2012
Citação: SILVA, T. R. da. Liderança Conectiva: um estudo na gestão dos cursos de graduação em Administração no Estado de Rondônia. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.
Resumo: Os desafios dos líderes no atual contexto mundial podem ser sintetizados em três palavras: inovação, relevância e relacionamento, pois se até então, o foco privilegiado era a sociedade industrial, no final do século XX ele foi se movendo rapidamente para a sociedade do conhecimento em rede. Nesse novo foco, a interdependência e a colaboração emergem como essenciais. E, daí a necessidade de uma nova abordagem de liderança – a conectiva. Objetiva-se com esta pesquisa, compreender os fatores que caracterizam e formam a Liderança Conectiva, como componente fundamental à educação de futuros líderes, analisando a percepção de coordenadores e professores de cursos presenciais de graduação em administração no Estado de Rondônia, em relação à presença da Liderança Conectiva na gestão do curso de administração. Assim, a questão básica de pesquisa consistiu na busca da propensão ao uso do Modelo da Liderança Conectiva numa perspectiva de sociedade de conhecimento e tendo como loco e foco, os líderes de cursos presenciais em administração no Estado de Rondônia. Operacionalmente, a pesquisa se deu em três etapas: compreensão e síntese do conhecimento teórico; busca dos fatores correspondentes ao conhecimento teórico pela percepção empírica dos coordenadores de cursos; e percepção empírica dos professores sobre a presença dos estilos de Liderança Conectiva em seus ambientes de trabalhos. Assim o método utilizado na pesquisa foi o indutivo, já que o conhecimento conclusivo foi sendo construído em partes a partir de uma pressuposta metodologia de liderança – a conectiva. O tamanho da população e amostra delimitadas constituiu-se em 12 cursos. O processo de análise se voltou mais para a compreensão do comportamento de atributos no contexto teórico-empírico da liderança, utilizando-se de uma estratégia mista com a predominância da característica qualitativa na pesquisa. Finalmente, os achados da pesquisa proporcionaram concluir que, tanto a questão colocada em desafio, quanto o objetivo estabelecido para esta pesquisa foram respondidos, possibilitando uma caracterização mais compreensiva de modo teórico-empírico sobre o conhecimento contextual da Liderança Conectiva presente nos cursos de graduação em administração no Estado de Rondônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/147
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Thalita Reis da.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.