Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/147
Título: Liderança Conectiva: um estudo na gestão dos cursos de graduação em Administração no Estado de Rondônia
Autores: Silva, Thalita Reis da
Silva Neto, José Moreira da
Palavras-chave: Liderança Conectiva
Estilos de liderança
Cursos de Administração em Rondônia
Data de publicação: 2012
Citação: SILVA, Thalita Reis da. Liderança Conectiva: um estudo na gestão dos cursos de graduação em Administração no Estado de Rondônia. 2012. 108 f. Mestrado (Dissertação de Dissertação) Programa de Pós-Graduação em Administração, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Porto Velho, 2012.
Resumo: Os desafios dos líderes no atual contexto mundial podem ser sintetizados em três palavras: inovação, relevância e relacionamento, pois se até então, o foco privilegiado era a sociedade industrial, no final do século XX ele foi se movendo rapidamente para a sociedade do conhecimento em rede. Nesse novo foco, a interdependência e a colaboração emergem como essenciais. E, daí a necessidade de uma nova abordagem de liderança – a conectiva. Objetiva-se com esta pesquisa, compreender os fatores que caracterizam e formam a Liderança Conectiva, como componente fundamental à educação de futuros líderes, analisando a percepção de coordenadores e professores de cursos presenciais de graduação em administração no Estado de Rondônia, em relação à presença da Liderança Conectiva na gestão do curso de administração. Assim, a questão básica de pesquisa consistiu na busca da propensão ao uso do Modelo da Liderança Conectiva numa perspectiva de sociedade de conhecimento e tendo como loco e foco, os líderes de cursos presenciais em administração no Estado de Rondônia. Operacionalmente, a pesquisa se deu em três etapas: compreensão e síntese do conhecimento teórico; busca dos fatores correspondentes ao conhecimento teórico pela percepção empírica dos coordenadores de cursos; e percepção empírica dos professores sobre a presença dos estilos de Liderança Conectiva em seus ambientes de trabalhos. Assim o método utilizado na pesquisa foi o indutivo, já que o conhecimento conclusivo foi sendo construído em partes a partir de uma pressuposta metodologia de liderança – a conectiva. O tamanho da população e amostra delimitadas constituiu-se em 12 cursos. O processo de análise se voltou mais para a compreensão do comportamento de atributos no contexto teórico-empírico da liderança, utilizando-se de uma estratégia mista com a predominância da característica qualitativa na pesquisa. Finalmente, os achados da pesquisa proporcionaram concluir que, tanto a questão colocada em desafio, quanto o objetivo estabelecido para esta pesquisa foram respondidos, possibilitando uma caracterização mais compreensiva de modo teórico-empírico sobre o conhecimento contextual da Liderança Conectiva presente nos cursos de graduação em administração no Estado de Rondônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia como um dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/147
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração / PVH. Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Thalita Reis da.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.