Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1473
Título: Gerenciamento de estoque: estudo nas empresas do ramo cerâmico na cidade de Pimenta Bueno
Autor(es): Pichek, Georgie Alexandre
Palavras-chave: Estoque
Gestão
Indústria cerâmica
Data do documento: 7-Dez-2016
Citação: PICHEK, Georgie Alexandre. Gerenciamento de estoque: estudo nas empresas do ramo cerâmico na cidade de Pimenta Bueno. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O estoque é considerado essencial para uma indústria, devido ao fato de possuir um valor financeiro significativo na maioria das empresas. Sabe-se que o grande desafio da gestão de estoque é encontrar o equilíbrio entre a quantidade adquirida e a quantidade demandada. Se a empresa tentar assegurar a disponibilidade dos estoques aumentando a compra de produtos, pode gerar um impacto direto em relação a armazenagem, manutenção do estoque e ao capital de giro. Por outro lado se cortar os custos e inve stimentos em estoques, corre-se o risco de não ter o produto para atender o cliente. Com isso, o presente trabalho objetivou analisar como é realizada a gestão de estoque nas indústrias cerâmicas na cidade de Pimenta Bueno/RO, bem como verificar os instrumentos/ferramentas que estes utilizam para gerenciar seus estoques. Assim, a presente pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, investigou através da aplicação de entrevista estruturada, três gestores do setor cerâmico no município de Pimenta Bueno/RO. Desta forma, através da pesquisa, observou-se que gestão de estoques nas empresas é realizada de forma modesta e prioritariamente quanto a matéria-prima, embora os gestores conheçam a importância da gestão de estoque, e sem a utilização no dia-a-dia de instrumentos/ferramentas de gestão de estoques formais. Além disto, é nítido que as empresas além de não conseguirem estabelecer de forma adequada suas demandas, e principalmente para possuírem maior economia de escala, acabam produzindo a capacidade máxima das plantas, o que acabam em certos momentos causando um excesso de produtos prontos em seus pátios e portanto comprometendo a gestão eficiente de estoques.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Valdinei Leones de Souza
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1473
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEORGIE ALEXANDRE PICHEK.pdf731,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador