Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1473
Title: Gerenciamento de estoque: estudo nas empresas do ramo cerâmico na cidade de Pimenta Bueno
Authors: Pichek, Georgie Alexandre
Keywords: Estoque
Gestão
Indústria cerâmica
Issue Date: 7-Dec-2016
Citation: PICHEK, Georgie Alexandre. Gerenciamento de estoque: estudo nas empresas do ramo cerâmico na cidade de Pimenta Bueno. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Abstract: O estoque é considerado essencial para uma indústria, devido ao fato de possuir um valor financeiro significativo na maioria das empresas. Sabe-se que o grande desafio da gestão de estoque é encontrar o equilíbrio entre a quantidade adquirida e a quantidade demandada. Se a empresa tentar assegurar a disponibilidade dos estoques aumentando a compra de produtos, pode gerar um impacto direto em relação a armazenagem, manutenção do estoque e ao capital de giro. Por outro lado se cortar os custos e inve stimentos em estoques, corre-se o risco de não ter o produto para atender o cliente. Com isso, o presente trabalho objetivou analisar como é realizada a gestão de estoque nas indústrias cerâmicas na cidade de Pimenta Bueno/RO, bem como verificar os instrumentos/ferramentas que estes utilizam para gerenciar seus estoques. Assim, a presente pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, investigou através da aplicação de entrevista estruturada, três gestores do setor cerâmico no município de Pimenta Bueno/RO. Desta forma, através da pesquisa, observou-se que gestão de estoques nas empresas é realizada de forma modesta e prioritariamente quanto a matéria-prima, embora os gestores conheçam a importância da gestão de estoque, e sem a utilização no dia-a-dia de instrumentos/ferramentas de gestão de estoques formais. Além disto, é nítido que as empresas além de não conseguirem estabelecer de forma adequada suas demandas, e principalmente para possuírem maior economia de escala, acabam produzindo a capacidade máxima das plantas, o que acabam em certos momentos causando um excesso de produtos prontos em seus pátios e portanto comprometendo a gestão eficiente de estoques.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Valdinei Leones de Souza
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1473
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEORGIE ALEXANDRE PICHEK.pdf731,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.