Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1494
Título: Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores
Autor(es): Oliveira, Andreia dos Santos
Palavras-chave: Literatura Infantil
Prática pedagógica
Formação de leitores
Pesquisa-ação
Data do documento: 2015
Citação: OLIVEIRA, Andreia dos Santos.Encantamento com a Literatura Infantil: contribuições à prática pedagógica para formação de leitores. 2015.16 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: A presente pesquisa é resultado de uma pesquisa-ação, realizada com professores de uma escola pública municipal de Ariquemes, Rondônia. O trabalho com a Literatura Infantil é processo importante nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental por contribuir com a formação de leitores, com a constituição do sujeito e com o letramento literário. Entretanto, para que isso aconteça é preciso que os professores tenham formação inicial e continuada adequadas para trabalharem com a Literatura Infantil em sala de aula. Nessa perspectiva é que se encontra essa pesquisa, não apenas abordando a importância da Literatura Infantil, mas também problematizando os processos de formação de professores pedagogos no Brasil para atuarem com essa temática. Desse modo, a investigação centra-se na prática pedagógica de professores dos primeiros anos com a Literatura Infantil em sala de aula. Tomando como base os aspectos de formação inicial, saberes temporais da LI, concepções e conceitos e prática em sala de aula foram feitas entrevistas semiestruturadas, observação das aulas de duas professoras dos primeiros anos do ensino fundamental e reunião buscando verificar e analisar como a Literatura Infantil estava sendo trabalhada pelas professoras. Constatou-se que as professoras tinham dificuldades em trabalhar com a Literatura Infantil, desde dificuldades em conceituar o termo, suas características e gêneros, quanto em situações práticas como critérios para a escolha de obras, estratégias de incentivo a leitura literária, falta de planejamento de leitura literária, entre outros. Esses problemas são resultados tanto da forma superficial com que essa temática fora abordada nas formações iniciais, quanto dos saberes temporais vivenciados com o tema ao longo de suas vidas. Em virtude dessas dificuldades, objetivando contribuir com a prática dessas professoras realizou-se cinco oficinas de Literatura Infantil na escola, que contou com a participação de nove professores dos Anos Iniciais (primeiro ao quinto ano) e uma supervisora. Em virtude da aceitação dessas oficinas na escola, por ter proporcionado momentos singulares de uma formação continuada que nasceu de problemas reais enfrentados pelos professores, planejou-se a continuação dessa formação através de um plano de ação está sendo executado na escola no ano de 2015.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1494
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreia S. Oliveira_Encantamento com a literatura infantil.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.