Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1495
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Francisco Euder dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-14T21:20:43Z | - |
dc.date.available | 2017-03-14T21:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS,Francisco Euder dos. Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus. 2015. 232 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1495 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida na disciplina de Lógica de Programação do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Câmpus Ji-Paraná. A proposta de uma intervenção pedagógica ocorreu após a inquietação da professora com as dificuldades apresentadas pelos alunos do 1º ano durante as aulas da disciplina de Lógica de Programação. A investigação foi desenvolvida utilizando o método indutivo e do ponto de vista de sua natureza, foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados aos alunos e à professora, composto de questões abertas, fechadas, de múltipla escolha e do tipo “sim” ou “não”; além de análises de trabalhos desenvolvidos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa-ação permitiu identificar e analisar como a disciplina vinha sendo desenvolvida, as principais dificuldades dos alunos no processo ensino-aprendizagem e os avanços na aprendizagem após a intervenção, que foi fundamentada na Teoria Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vygotsky, considerando os seguintes pontos: elementos mediadores, Zona de Desenvolvimento Proximal e ambiente social. A intervenção corrobora com a hipótese de que o processo metodológico envolvendo uma oficina com um campeonato de lógica de programação utilizando jogo didático (Lectus) na representação de algoritmos constitui-se um importante auxílio para a disciplina por seu caráter motivacional e desafiador, ao mesmo tempo que proporciona a interação entre os participantes, fazendo com que os alunos possam desenvolver o raciocínio lógico de forma satisfatória. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T20:57:09Z No. of bitstreams: 1 Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf: 5202990 bytes, checksum: f1f931c7517869fa6217098f2ed7e0cf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T21:15:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf: 5202990 bytes, checksum: f1f931c7517869fa6217098f2ed7e0cf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T21:17:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf: 5202990 bytes, checksum: f1f931c7517869fa6217098f2ed7e0cf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-14T21:20:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf: 5202990 bytes, checksum: f1f931c7517869fa6217098f2ed7e0cf (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Lógica de Programação | pt_BR |
dc.subject | Jogos Didáticos | pt_BR |
dc.title | Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.