Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/150
Título: Competências essenciais à governabilidade na função estratégica da Presidência das Câmaras Legislativas Municipais
Autores: Garcia, Solange Mendes
Silva Neto, José Moreira da
Palavras-chave: Governabilidade
Competências Essenciais
Câmaras Legislativas Municipais
Rondônia
Data de publicação: 2011
Citação: GARCIA, Solange Mendes. Competências Essenciais à Governabilidade na Função Estratégica da Presidência das Câmaras Legislativas Municipais. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 99 p. Porto Velho, 2011.
Resumo: Atualmente, as organizações modernas procuram criar valor sustentável por meio da alavancagem de seus ativos intangíveis. E, apontam para um novo perfil tecnológico e comportamental onde o alvo é o cidadão. Como linha de continuidade, a governabilidade e a efetividade na prestação de melhores serviços pelas organizações públicas municipais. Sob este aspecto, o presente estudo teve como objetivo mapear as competências essenciais à governabilidade na função estratégica da presidência das câmaras legislativas municipais do Estado de Rondônia, sobre a perspectiva à aprendizagem e desenvolvimento de competências essenciais, conhecimento, habilidades e valores. Inicialmente, o instrumento de pesquisa foi submetido à validação segundo a percepção dos graduandos nos cursos de Administração, Contábeis, Economia, Direito e Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por tratar-se de competências afetas a essas áreas do conhecimento. Trata-se de estudo descritivo, de natureza aplicada e define-se como de levantamento ou survey. Foi utilizado o método dedutivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Posteriormente, realizou-se a pesquisa nas câmaras legislativas de 17 municípios do Estado de Rondônia, representando 32,7% da totalidade dos municípios. Foi utilizado questionário estruturado de autoavaliação com questões fechadas em escala likert, com adaptação do método em duas colunas, antes e durante o exercício do cargo. Os resultados demonstraram que houve um acréscimo significativo no Conhecimento. Após o exercício no cargo, adquiriram-se conhecimentos ligados às atividades da função estratégica da presidência. Quanto às habilidades, houve aprendizado, porém, em escala menor que na dimensão anterior. Nos valores, houve aprendizado na menor escala de todas as dimensões, permanecendo praticamente os mesmos valores antes e depois. Conclui-se, assim, que quando a organização desenvolve competências essenciais, desenvolve também os seus processos, pois passa a ter possibilidade de melhor atender o cidadão, cumprindo as metas planejadas que levam à efetividade e à governabilidade.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito final à obtenção do grau de Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr.José Moreira da Silva Neto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/150
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração / PVH. Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Garcia, Solange Mendes.PDF1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.