Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1505
Título: Vivências de trabalhadores da Saúde Mental de um CAPS de Porto Velho/RO
Autor(es): Silva, Talyta Soares da
Palavras-chave: Trabalhadores em saúde mental
Mobilização subjetiva
Estratégias defensivas
CAPS
Data do documento: 22-Mar-2017
Citação: SILVA, T. S. da. Vivências de trabalhadores da Saúde Mental de um CAPS de Porto Velho/RO. 2017. 90f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender aspectos da organização do trabalho de um Centro de Atenção Psicossocial/CAPS e as repercussões à Saúde mental dos trabalhadores da saúde. A pesquisa, de caráter qualitativo e explicativo, baseou-se no referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho/PDT aplicada ao campo da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT). Foram realizadas entrevistas com trabalhadores da saúde de um CAPS de Porto Velho/RO, como coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado e observação de campo com produção de diário de campo para os registros após as visitas à instituição. Os depoimentos e observações foram analisados por meio da análise temática, que propõe explicitar qualitativamente como os trabalhadores percebem seu ambiente laboral. Como procedimento ético foi apresentado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido/TCLE a todos os participantes. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Os dados coletados através das três entrevistas e da observação de campo foram divididos em categorias temáticas. Através da análise dos depoimentos observou-se que a falta de efetividade da Rede de Atenção Psicossocial gera uma sobrecarga de trabalho nos trabalhadores do CAPS e que a vivência do real do trabalho leva os profissionais da saúde ao sofrimento psíquico. Além disso, pode-se constatar que o reconhecimento no trabalho gera prazer, de modo que os trabalhadores conseguem continuar trabalhando frente aos sofrimentos da organização do trabalho.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1505
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Talyta terminada 23-02.pdf921,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.