Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1506
Título: Geotecnologias, Geografia e Crime: Espacialização da violência doméstica contra a mulher na área urbana de Porto Velho-Rondônia
Autor(es): Ribeiro, Maria Ivanilse Calderon
Palavras-chave: Crime
Criminalidade
Espaço
Mulher
Violência
Data do documento: 2014
Citação: RIBEIRO,Maria Ivanilse Calderon. Geotecnologias, Geografia e Crime: Espacialização da violência doméstica contra a mulher na área urbana de Porto Velho-Rondônia. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 130f. Porto Velho, 2014.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo geral analisar o crime de violência doméstica praticado contra a mulher na área urbana do município de Porto Velho, Rondônia utilizando as potencialidades das ferramentas geotecnológicas, nomeadamente o Sistema de Informação Geográfica (SIG) para espacializar o crime. O espaço e todas as relações sociais sobre o mesmo são reconhecidos como os principais objetos de análise da Geografia. A representação do espaço e dos fenômenos sociais são especialidades das geotecnologias. Portanto, os estudos ao longo da pesquisa revela que todo e qualquer fenômeno pode ser espacializado poderá, em maior ou menor grau, beneficiar-se de uma representação geográfica. Utiliza como fonte de pesquisa e dados as ocorrências registradas na delegacia especializada no atendimento à mulher nos anos 2011 e 2012. O aporte teórico e conceitual parte dos estudos desenvolvidos por Diniz, Felix e Tuan, que permitem a observação e análise do fenômeno com as categorias de análise espaço, crime e criminalidade. É uma abordagem complexa e fundamental para a compreensão das especificidades do crime em tela e o espaço geográfico onde acontece em maior índice, apresenta também a compreensão das relações de gênero e o perfil da mulher vítima da violência doméstica. A pesquisa foi construída por meio da pesquisa bibliográfica e organização das ocorrências policiais para produção dos mapas de distribuição dos tipos de crime identificados no lócus da pesquisa. A problemática desta pesquisa é identificar o espaço da violência doméstica contra a mulher na área urbana de Porto Velho, a partir da identificação espacial do crime de modo a demonstrar neste espaço, onde predomina, suas características e o perfil da mulher vitimizada. Tais indagações contribuem para a geografia do crime e para o entendimento deste fenômeno social.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1506
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria I. C. Ribeiro_Geotecnologias, geografia e crime.pdf17,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.