Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1518
Título: Assédio moral nas relações de trabalho e as consequências jurídicas
Autor(es): Silva, Sumaimana de Melo
Palavras-chave: Assédio moral
Demissão indireta
Dano mora
Data do documento: 2007
Citação: SILVA, Sumaimana de Melo. Assédio moral nas relações de trabalho e as consequências jurídicas. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: O estudo feito busca trazer conhecimento por meio de uma análise do fenômeno do assédio moral, enfocando-o nas relações de trabalho e as conseqüências jurídicas. O assédio moral não ocorre só no ambiente de trabalho, mas na família, na escola, contudo o local de trabalho é o lugar que mais cria condições para que conflitos sejam suscitados e que agressões surjam. O assédio moral é tratado, muitas vezes, como algo obsoleto, o que se dá devido ao mal por ele provocado, só se percebendo com o passar dos anos, pois os danos à saúde e a sociedade são lentos mais de grandes proporções. As conseqüências jurídicas, muitas ve zes, são deixadas de lado por medo ou por falta de conhecimento dos seus direitos. Apesar de ainda não existir no ordenamento lei que especificamente preveja o assédio moral e que aplique sanções para se combater essa prática, o trabalhador não está de todo desprotegido, a Constituição da República Federativa do Brasil em seu artigo 5°, inciso V e X resguarda a intimidade a honra, a imagem das pessoas e assegura indenização proporcional ao agravo para danos morais. O assédio moral pode ser tanto de empregador contra empregado como também de empregado para empregado e o mais difícil mais que também ocorre é de um empregado ao empregador, esse último ocorre na maioria das vezes em casos de cargos comissionados. Assim, compreendendo o que é assedio moral, quais os seus efeitos e conseqüências e os meios para combatê-lo, o trabalhador terá muito mais segurança por ver seus direitos resguardados desse fenômeno que, apesar de não ser ressente vem crescendo cada vez mais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientadora: Prof.ª M.ª Maria Priscila S. Berro
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1518
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia SUMAIMANA FINAL.pdf208,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador