Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1529
Título: Ecoturismo: o inventário turístico e o confronto legal em dois empreendimentos
Autor(es): Pereira, Edilene da Silva
Palavras-chave: Ecoturismo
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Data do documento: 10-Dez-2008
Citação: PEREIRA, Edilene da Silva. Ecoturismo: o inventário turístico e o confronto legal em dois empreendimentos. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: O ecoturismo como atividade promotora do desenvolvimento econômico, da sustentabilidade ambiental e justiça social, tem se mostrado como um dos seguimentos do turismo com os maiores índices de crescimento. Embasando nesses pilares, destinou-se a pesquisa no inventário turístico e confronto legal para 02 empreendimentos ecoturísticos com estruturas pré-consolidadas, porém incipientes, situados nos municípios de Nova União e Ouro Preto D’Oeste, inseridos no roteiro “Caminhos da Fazendinha”. O objetivo da pesquisa esteve centrado na averiguação dos equipamentos disponíveis, atrativos relacionados à cultura e ao lazer, deficiências, políticas públicas e privadas, demanda existente, logística e o cumprimento das normatizações vigentes, verificando a validade da atividade nos quesitos da viabilidade operacional e cumprimento legal, resultando na proposta de ajustes para a otimização do ecoturismo para região, demonstrando que devidamente implementado, a atividade pode ser utilizada como ferramenta para o desenvolvimento econômico, uma vez que ela detêm demanda e divisas, valorizando a cultura regional, por meio de práticas ambientalmente sustentáveis. Para atingir os objetivos, utilizou-se do levantamento de dados junto aos órgãos que outorgam à atividade na região, contactando em seguida os empreendedores em entrevista apoiada por formulário previamente elaborado. Para embasamento teórico realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa resultou na constatação de que, embora os empreendimentos apresentem algumas pendências quanto aos equipamentos e normas, estes são passíveis de regulamentação, cumprindo o proposto pela atividade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Estela Pitwak Rossoni.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1529
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECOTURISMO_O INVENTÁRIO TURÍSTICO E O CONFRONTO LEGAL EM DOIS EMPREENDIMENTOS.pdf283,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador