Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/153
Título: Potencialidades e perspectivas do arranjo produtivo local da pscicultura no município de Pimenta Bueno - Rondônia
Autor(es): Oliveira, Marcelo Batista de
Palavras-chave: Forças Competitivas
Arranjo Produtivo Local
Piscicultura
Potencialidades e Perspectivas
Pimenta Bueno - Rondônia
Data do documento: 2008
Citação: OLIVEIRA, M. B. de. Potencialidades e perspectivas do arranjo produtivo local da pscicultura no município de Pimenta Bueno - Rondônia. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2008.
Resumo: Este trabalho científico pretende mostrar aspectos referentes ao Agronegócio, procurando abordar a piscicultura em Rondônia, mais especificamente o Arranjo Produtivo Local da piscicultura no município de Pimenta Bueno – Rondônia. Parte-se do exame da literatura enfocando abordagens referentes à estrutura competitiva, utilizando como referência o modelo das forças competitivas de Porter (1989; 1991); além da metodologia de Arranjos Produtivos Locais, de questões referentes ao desenvolvimento sustentável, às políticas ambientais e à piscicultura. Os APL’s são conceituados através da forma de relação, inter-relação e organização dos agentes de determinadas cadeias produtivas entre si e com outras cadeias, em determinado espaço territorial. Assim, percebe-se alguns requisitos básicos para a caracterização de um APL, como a questão territorial, número de empreendimentos e atores que atuam em uma atividade produtiva, mecanismos de governança, entre outros. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as potencialidades e perspectivas do Arranjo Produtivo Local da Piscicultura do município de Pimenta Bueno – Rondônia. A pesquisa se deu através de dados primários e secundários. Os dados primários foram obtidos através da aplicação de formulários de pesquisa, considerando-se as seguintes variáveis: Identificação e caracterização do empreendimento; Características da estruturas produtivas; Estratégias, aspectos gerenciais e padrão de concorrência; Característica de estrutura e comercialização; Barreiras de entradas e saídas; Rivalidade entre os concorrentes existentes; Poder de barganha dos fornecedores de insumos; Poder de barganha dos compradores; Influência dos produtos substitutos; Estrutura de formação de preços; Ambiente organizacional; Ambiente institucional; e Ambiente estrutural e sistêmico. Pode-se afirmar que, as perspectivas de crescimento e sustentabilidade do arranjo da piscicultura em Pimenta Bueno, apesar das potencialidades apresentadas, carecem de algumas políticas públicas de ação visando superar as dificuldades apresentadas pelo município para a atividade possa melhorar seu desempenho através da extensão da assistência técnica a mais produtores do município, principalmente os não-integrados; de cursos de capacitação aos piscicultores e do fomento a associatividade e cooperativismo.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Theophilo Alves de Souza Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/153
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Marcelo Batista de.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.