Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1534
Título: Análise dos impactos ambientais causados pelas madeireiras do Cacoal-RO evidenciando a necessidade de implementação da gestão ambiental
Autor(es): Gorgônio, Kleane Pantoja
Palavras-chave: Gestão Ambiental
Setor madeireiro
Impactos ambientais
Vantagens competitivas
Madeireiras
Desenvolvimento sustentável.
Data do documento: 10-Dez-2008
Citação: GORGÔNIO, Kleane Pantoja. Análise dos impactos ambientais causados pelas madeireiras do Cacoal-RO evidenciando a necessidade de implementação da gestão ambiental. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: As estratégias das organizações frente à questão ambiental, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, vêm se modificando de forma significativa. Elas estão sendo levadas a mudar sua atitude no que diz respeito à utilização dos recursos naturais, devido ao novo quadro que se desponta no ambiente natural degradado, despertando nas pessoas atitudes mais responsáveis ao lidar com a natureza. O presente artigo traz em seu conteúdo uma abordagem reflexiva sobre a questão da aplicabilidade da Gestão Ambiental, por meio da análise dos impactos ambientais do setor madeireiro sob a ótica dos diversos atores envolvidos nessa cadeia produtiva. Destaca o conceito de desenvolvimento sustentável, evoluindo de forma a envolver questões ligadas à ecologia e à economia, conciliando dois temas relevantes que, a primeira vista, mostram-se divergentes, tendo por objetivo demonstrar a necessidade urgente da aplicabilidade da Gestão Ambiental no setor madeireiro, procurando transformar a imagem atual devastadora em nova imagem responsável e consciente. O método dedutivo foi escolhido para sua elaboração, com o uso das técnicas de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo, onde foram entrevistados madeiros, toreiros, representantes de órgãos regulamentadores, índios, Organizações não-governamentais e a comunidade em geral. A pesquisa bibliográfica abrange livros, informativos, leis e sites na web. A pesquisa de campo foi feita por meio de entrevistas não estruturadas por ser um tema de difícil pesquisa pela natureza de seu conteúdo. Por fim, este trabalho vem demonstrar que a relação do homem com ambiente natural degradado precisa de uma séria reflexão e imediata transformação em suas atitudes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Estela Pitwak Rossoni.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1534
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.doc126 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
CAPA DO ARTIGO.doc22,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador