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dc.contributor.authorNogueira, Patrícia Guedes-
dc.date.accessioned2017-04-20T12:49:34Z-
dc.date.available2017-04-20T12:49:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, P. G. O Projeto “Salto” de correção de fluxo e o acesso ao conhecimento: um estudo em Porto Velho/RO, 2016, 137 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1537-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Prof.ª Drª. Marli Lúcia Tonatto Zibetti.pt_BR
dc.description.abstractO acesso ao conhecimento em um projeto de correção de fluxo da rede pública estadual de Rondônia é o tema desta dissertação de mestrado e tem como pressuposto a importância do papel da escolarização como imprescindível à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes. O projeto em questão denomina-se Salto, funciona na rede estadual de ensino de Rondônia desde o ano de 2013, atende estudantes dos anos finais do ensino fundamental e é fruto da parceria firmada com a Fundação Roberto Marinho. O objetivo geral do trabalho foi investigar o desenvolvimento desse projeto a partir das percepções dos profissionais e dos documentos que o fundamentam. Os objetivos específicos foram analisar a organização e o funcionamento do Projeto Salto de Correção de Fluxo em Porto Velho – RO; identificar as concepções de aprendizagem e ensino que orientam o Projeto, bem como a compreensão que os professores têm dessas concepções; levantar e analisar a compreensão que os professores têm da metodologia telessala, bem como a forma como percebem sua atuação pedagógica no referido projeto. Como arcabouço teórico, foi eleita a Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida no município de Porto Velho/RO, e os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Foram analisados documentos referentes ao Projeto Salto, tanto em relação às orientações pedagógicas e de gestão quanto às regulamentações oficiais para seu funcionamento. As entrevistas foram realizadas com cinco professores com diferentes habilitações e também com a coordenadora pedagógica do Projeto na Coordenadoria Regional de Educação em Porto Velho – RO. A análise foi desenvolvida por meio da triangulação dos dados, e os resultados apontam para a forte redução da intervenção do estado, que passou a atuar como coadjuvante na definição do processo pedagógico, uma vez que tanto o currículo e os aspectos metodológicos quanto a formação de professores são definidos pela instituição parceira. Esta parceria é justificada pela busca da eficiência na escolarização de estudantes que se encontram em atraso escolar. Os dados apontam que a metodologia adotada no Projeto está fundamentada nas pedagogias do “aprender a aprender”, defende (a metodologia, certo?) a construção do conhecimento pelos alunos e secundariza o papel dos professores, que, seduzidos pelo discurso do “novo”, defendem a metodologia como fator extremamente positivo no Projeto e atribuem à falta de interesse dos estudantes as desistências ou não aprendizagens. O foco do Projeto é a elevação da autoestima dos estudantes por meio do estímulo à participação nas atividades, as quais, muitas vezes, limitam-se ao conhecimento cotidiano, sem oportunizar o acesso aos conhecimentos científicos necessários ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, possíveis na etapa da adolescência. Conclui-se que esta situação é decorrente da teoria que sustenta o Projeto, mas também da forma como ele se organiza, com professores unidocentes que enfrentam dificuldades para trabalhar com conteúdos fora de sua área de formação e falta de apoio de equipe multidisciplinar, conforme previsto nos documentos oficiais. É fundamental que a sociedade brasileira e o poder público repensem políticas educacionais como estas, que estão contribuindo para elevar os índices de escolarização da população jovem do estado, porém não estão garantindo o acesso aos conhecimentos imprescindíveis à formação humana em uma sociedade em que esse conhecimento é cada vez mais necessário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-04-20T12:49:34Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PATRICIA CD.pdf: 1384470 bytes, checksum: 781ba272cd1d91cbc1c271983dbab784 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-20T12:49:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PATRICIA CD.pdf: 1384470 bytes, checksum: 781ba272cd1d91cbc1c271983dbab784 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectConceitos científicospt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectProjeto Culturalpt_BR
dc.subjectProjeto Saltopt_BR
dc.titleO Projeto “Salto” de correção de fluxo e o acesso ao conhecimento: um estudo em Porto Velho/ROpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

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