Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1540
Título: Perspectivas de professoras e familiares sobre a inserção das crianças de cinco e seis anos no Ensino Fundamental
Autor(es): Laudares, Juliana Seabra
Palavras-chave: Infância
Ensino Fundamental de nove anos
Educação Infantil
Data do documento: 2016
Citação: LAUDARES, J. S. Perspectivas de professoras e familiares sobre a inserção das crianças de cinco e seis anos no ensino fundamental. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: O estudo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Mestrado Acadêmico (MAPSI/UNIR), especificamente na Linha de Pesquisa Psicologia Escolar e Processos Educativos, discute a problemática que envolve o Ensino Fundamental (EF) de nove anos, a infância e os processos de escolarização da criança de cinco e seis anos. Partiu das seguintes questões orientadoras: quais as condições de atendimento em relação à infraestrutura física e pedagógica para a inserção das crianças de cinco e seis anos no EF? O que pensam as professoras e familiares sobre a inserção e condições de atendimento das crianças de cinco e seis anos no EF? Objetivou analisar as condições de atendimento em relação à infraestrutura física e pedagógica, bem como as perspectivas das professoras e familiares sobre a inserção das crianças de cinco e seis anos no EF em duas escolas de Porto Velho/RO, e ainda: a) levantar as condições estruturais e pedagógicas oferecidas pelas escolas para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças de cinco e seis anos no EF; b) compreender o que pensam professoras e familiares acerca da inserção e condições de atendimento das crianças de cinco e seis anos no EF. Para o levantamento dos dados considerou que com o ingresso da criança aos seis anos de idade no EF (Lei nº 11.274/06) algumas mudanças seriam necessárias e de fato foram previstas em documentos oficiais apresentados pelo Ministério da Educação. Na análise destacam-se: os determinantes legais, a infraestrutura física e pedagógica das escolas que influenciam o processo de inserção das crianças da primeira infância na segunda etapa da educação básica, bem como os relatos dos sujeitos. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras de duas escolas de EF da Rede Municipal de ensino de Porto Velho/RO e seis membros das famílias de alunos/as destas duas escolas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a entrevista semiestruturada, a análise documental e o levantamento da infraestrutura das escolas, que permitiram realizar a triangulação de dados. Os dados evidenciam que não houve preparo das escolas para o recebimento das crianças de seis anos no EF, principalmente no que tange à infraestrutura e que o não há indícios de preocupação com essa questão no Projeto Político-Pedagógico. Além disso, embora os sujeitos saibam da existência do Projeto Político-Pedagógico, desconhecem seu conteúdo e não participaram da sua elaboração. Os resultados apontam ainda que as professoras e os familiares consideraram o momento da pesquisa como uma excelente oportunidade de reflexão e tomada de consciência sobre as demandas da comunidade escolar.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a):Profª. Drª. Juracy Machado Pacífico.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1540
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao Juliana Seabra 141f.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.