Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira, Vera Lucia Lopes-
dc.date.accessioned2017-04-25T17:53:55Z-
dc.date.available2017-04-25T17:53:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Vera Lucia Lopes. Diálogo no currículo de língua portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia Ocidental. Porto Velho, RO. 2015. 219 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1560-
dc.description.abstractO intuito deste trabalho é apresentar as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa “Diálogo no Currículo de Língua Portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia Ocidental”. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.F.M. Celso Ferreira da Cunha com alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O objetivo do projeto foi contribuir para facilitar o ingresso dos alunos no IFRO, tendo em vista que estes pertencem a uma comunidade multicultural e com desigualdades socioeconômicas. A legislação vigente utilizada LDB nº 9.394/96, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2002) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio-PCNEM (2000). Os aportes teóricos estão fundamentados principalmente pelos seguintes autores: Bortoni-Ricardo, Gatti e Ludke e André discutindo a abordagem qualitativa e instrumentos de pesquisa; Thiollent abordando a pesquisa-ação; Bardin tratando da análise do conteúdo; Libâneo e Sacristán analisando o currículo; Day, Candau, Shön, Nóvoa e Tardif abordando formação docente; Canen e McLaren discutindo o multiculturalismo; Possenti, Bagno e Marcuschi analisando o ensino da Língua Portuguesa na educação básica; Memmi, Said e Hall abordando os estudos culturais e pós-colonialismo; e Freire dialogando com a maioria dos autores, debatendo as mais diversas temáticas, por considerarmos um autor com conceitos pertinentes e atuais para a educação brasileira. Adotou-se a abordagem qualitativa, por se tratar de uma investigação que contempla a interpretação das informações. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coerente com a proposta do projeto que era estabelecer uma intervenção em uma realidade visando a sua melhoria. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a pesquisa documental, o grupo focal, a entrevista semiestrutrada, a oficina, o depoimento e o autodepoimento. Como principais resultados, aponta-se o sucesso na elaboração e execução do projeto piloto de extensão em parceria com a escola, obtendo a aprovação de cinco alunos no Processo Seletivo Unificado do IFRO no ano 2014. O projeto foi reformulado, institucionalizado no Campus Cacoal como projeto de extensão e está sendo desenvolvido no ano 2015 novamente. Ainda é possível destacar o crescimento profissional da professora e da pesquisadora, como investigadoras da prática docente, e promotoras de um diálogo intercultural entre suas respectivas instituições.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-04-24T18:11:51Z No. of bitstreams: 1 VERA LUCIA LOPES SILVEIRA.pdf: 2120190 bytes, checksum: 26b70c199a4f30ba5485ee3ed2c2c0ad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-04-24T18:13:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERA LUCIA LOPES SILVEIRA.pdf: 2120190 bytes, checksum: 26b70c199a4f30ba5485ee3ed2c2c0ad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-04-24T18:13:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERA LUCIA LOPES SILVEIRA.pdf: 2120190 bytes, checksum: 26b70c199a4f30ba5485ee3ed2c2c0ad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-04-25T13:41:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERA LUCIA LOPES SILVEIRA.pdf: 2120190 bytes, checksum: 26b70c199a4f30ba5485ee3ed2c2c0ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-25T17:53:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERA LUCIA LOPES SILVEIRA.pdf: 2120190 bytes, checksum: 26b70c199a4f30ba5485ee3ed2c2c0ad (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleDiálogo no currículo de língua portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia Ocidentalpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERA LUCIA LOPES SILVEIRA.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.