Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1569
Título: Violência conjugal: uma leitura psicanalítica sobre o agressor
Autor(es): Dantas, Aline Rodrigues Moreira
Palavras-chave: Psicanálise
Violência Doméstica
Função Paterna
Data do documento: 2017
Citação: DANTAS, A. R. M. Violência conjugal: uma leitura psicanalítica sobre o agressor. 2017. 110f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: Este trabalho analisa os aspectos subjetivos do agressor que possam estar relacionados aos atos de violência conjugal praticados contra a parceira. Busca entender alguns fatores culturais que interpelam a constituição da masculinidade. Ainda, com base na psicanálise freudo-lacanina, averiguaram-se questões referentes à função paterna e possíveis incidências de passagem ao ato. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com base no método psicanalítico, cujos instrumentos utilizados foram a escuta psicanalítica, a transferência e a observação. Foram entrevistados de forma aberta e individual três sujeitos que cometeram violência conjugal que na ocasião respondiam por processo referente à Lei Maria da Penha e, em consequência, frequentavam o grupo de reflexão do Projeto Abraço, na cidade de Porto Velho. As entrevistas ocorreram na sala de atendimento do Setor Psicossocial do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e, ao final de cada uma delas, foi procedida a anotação dos conteúdos que emergiram, oferecendo assim um eixo para a construção da discussão dos dados, a qual contou com o aporte do instrumento metodológico da análise de conteúdo.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª Dra Melissa Andréa Vieira de Medeiros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1569
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO ALINE PDF.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.