Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1580
Title: A interdisciplinaridade da bioética
Authors: Souza, Selma Dalva de
Keywords: Bioética
Interdisciplinaridade
Direito
Ética
Issue Date: 2007
Citation: SOUZA, Selma Dalva de. A interdisciplinaridade da bioética. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Abstract: O presente trabalho apresentará a bioética como uma disciplina multidisciplinar, pois muitas disciplinas estão envolvidas, e é interdisciplinar, porque as disciplinas implicadas interagem uma com as outras. Mostrará seus diversos conceitos, desde a definição de Vam Rensselaer Potter, ao qual é atribuído, por muitos pesquisadores a origem do termo bioética. Verificar-seá que não há unidade entre eles, mas semelhanças, pois a bioética é considerada uma disciplina nova e complexa. Serão apresentados também os fatores externos ( desenvolvimento técnico científico, a emergência dos direitos individuais, a modificação da relação médico-paciente e o pluralismo social ), e os fatores internos ( os deslizes da pesquisa biomédica ) que foram significativos na sua formação da bioética como disciplina. Evidenciar-se-á sua origem, a teoria principialista, assim como está dividida. Descrever-se-á sobre sua consolidação acadêmica e serão apresentadas as principais disciplinas implicadas, revelando a importância das mesmas para as indagações bioéticas. Além dos temas mais discutidos entre os especialistas envolvidos nesse campo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Esp. Silvério dos Santos Oliveira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1580
Appears in Collections:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Selma Dalva.pdf323,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.