Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1589
Título: A viabilidade da implantação do reflorestamento sustentável na região amazônica
Autor(es): Rover, Marcelo
Palavras-chave: Reflorestamento
Sustentabilidade
Setor madeireiro
Região amazônica
Data do documento: 2008
Citação: ROVER, Marcelo. A viabilidade da implantação do reflorestamento sustentável na região amazônica. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: Este trabalho aborda o estudo da viabilidade da implantação do reflorestamento sustentável na Amazônica, analisando os seus aspectos ambientais, sócioeconômicos e sua regulamentação legal. Através deste trabalho procura-se avaliar se a implantação do reflorestamento trará benefícios para a economia, para a sociedade regional e se ajudará na retenção do dióxido de carbono e, conseqüentemente na contenção do efeito estufa, além de contribuir para diminuição da pressão sobre as florestas nativas, e qual a sua legislação aplicável. Devido à forma de exploração florestal insustentável na região Amazônica, tem ocorrido a diminuição do setor madeireiro, bem como uma sensível degradação na flora regional, o que colaborou para o aumento do aquecimento global. Encerra-se este trabalho por ressaltar a importância do reflorestamento como alavanca para a economia regional, especialmente para o setor madeireiro, gerando renda e empregos, e para a preservação da Floresta Amazônica e contenção do aquecimento global. Concluí-se também que, por mais que o reflorestamento traga benefícios, há um grande problema em relação a implantação prática do mesmo, visto que as autoridades competentes mostram-se pouco informadas e possuem poucos recursos para uma fiscalização efetiva do referido plantio, além do ordenamento jurídico ser um tanto omisso em tratar do tema reflorestamento sustentável.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientadora: Prof.ª M.ª Maria Priscila Soares Berro
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1589
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_Mono[1]...pdf328,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador