Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/158
Title: Cooperativismo como mecanismo para o desenvolvimento do capitalismo inclusivo: o caso da cooperativa de produção COOAPROLIM de Rolim de Mooura-RO
Authors: Silva, Hellen Samara dos Santos
Keywords: Capitalismo
Cooperativas
Competitivadade
Sustentabilidade
Issue Date: 17-Feb-2014
Citation: SILVA, Hellen Samara dos Santos. Cooperativismo como mecanismo para o desenvolvimento do capitalismo inclusivo: o caso da cooperativa de produção COOAPROLIM de Rolim de Mooura-RO. 2013. 35 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Abstract: O sistema capitalista tradicional promove a centralização do capital, tendo como consequência a exclusão socioeconômica de muitos desfavorecidos. Grandes teóricos defendem que esse modelo econômico vigente deve ser um sistema inclusivo, ou seja, o capitalismo inclusivo, que tem o papel de desenvolver uma nova base de consumidores na Base da Pirâmide, que assim, promove a inclusão socioeconômica. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo identificar as estratégias competitivas sustentáveis que promovem o desenvolvimento do capitalismo inclusivo e são responsáveis pelo sucesso e longevidade de cooperativa de produção agropecuária na região central de Rondônia. A presente pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, e caracteriza-se como um estudo de caso de caráter qualitativo. Foram entrevistados os cooperados fundadores da cooperativa Cooaprolim, onde 30 produtores rurais foram os responsáveis pela sua fundação, mas atualmente encontram-se 15 cooperados fundadores ativos, desses, foram entrevistados 13 cooperados. O período de pesquisa foi de novembro a dezembro de 2013. Os resultados indicaram que o cooperativismo promove o capitalismo inclusivo, pois proporciona ao produtor rural associado o desenvolvimento socioeconômico. Outro fato identificado é que a cooperativa possui estratégias responsáveis pela sustentabilidade da cooperativa, mas que ainda não são percebidas por seus administradores.
Description: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação da Prof. Drª. Suzenir Aguiar da Silva Sato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/158
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - HELLEN.pdf235,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools