Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1590
Título: Análise do planejamento e controle da produção nas organizações de cerâmica vermelha: estudo multicaso
Autor(es): Santos, Elias Matias dos
Palavras-chave: Produção - Planejamento - Controle
Sistemas de produção
Cerâmicas vermelhas
Indústria
Data do documento: 2015
Citação: SANTOS, Elias Matias dos. Análise do planejamento e controle da produção nas organizações de cerâmica vermelha: estudo multicaso. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O planejamento e controle da produção visa gerenciar as atividades produtivas de uma determinada organização. Por meio desse gerenciamento, o planejamento e controle da produção garante que as exigências do mercado sejam atingidas pelos sistemas produtivos. O gerenciamento dos materiais e insumos para a produção, acarreta problemas nos planos de vendas de uma determinada empresa e na cadeia produtiva onde a mesma está inserida. Esses aspectos ainda são permanentes nas indústrias brasileiras. Este trabalho estudou como o planejamento e controle da produção é realizado nas organizações de cerâmica vermelha, procurando identificar, descrever e analisar o tipo de sistema de produção e os métodos e técnicas de planejamento e controle de produção adotada por essas organizações. As indústrias cerâmicas são significativas para Rondônia, isso graças a sua importância no desenvolvimento econômico do estado. Esta pesquisa, quanto a sua natureza é considerada aplicada, e quanto a sua classificação descritiva. A abordagem utilizada foi de caráter qualitativo e quantitativo. O processo de coleta de dados foi por meio de questionário/entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada em empresas de cerâmicas vermelhas nas cidades de Cacoal/RO e Pimenta Bueno/RO. O estudo constatou que o sistema de produção adotado pelas empresas é o repetitivo em massa. Com relação à existência de um departamento especifico de planejamento e controle de produção, essas organizações não possuem esse setor, mas cabe ressaltar que algumas tarefas desempenhadas pelo mesmo, ficaram a cargo de outros setores, como por exemplo, o de vendas. Quanto ao planejamento, as organizações utilizam somente o plano operacional, que é de curto prazo. A elaboração dos planos de produção é baseada em conhecimento empírico, como a experiência dos gerentes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Prof. M.e Nicolas Alessandro Beletti
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1590
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PRONTO.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador