Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1598
Título: Terceiro setor e captação de recursos: um estudo de caso na APAE de Presidente Médici-RO
Autor(es): Oliveira, Jocimara Gonçalves de
Palavras-chave: Terceiro setor
Recursos - Captação
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Data do documento: 9-Dez-2008
Citação: OLIVEIRA, Jocimara Gonçalves de. Terceiro setor e captação de recursos: um estudo de caso na APAE de Presidente Médici-RO. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: Nos últimos anos ficou visível a importância das Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos na promoção do desenvolvimento social do Brasil. A atuação dessas, mostra sua contribuição para a construção de novos padrões na sociedade, que objetivam a promoção dos direitos sociais como saúde, educação, cultura, integração social entre outras. O Estado vendo reduzida sua capacidade em promover tais direitos, passa a viabilizar e incentivar a criação dessas entidades, repassando recursos por meio de convênios, contratos e termos de parceria. Mesmo com a ajuda do governo essas entidades têm tido problemas para captar recursos. Para que as organizações do Terceiro Setor recebam recursos governamentais, estas devem possuir os títulos certificados concedidos pelo Poder Público, para o fim a que se destinam, conforme a legislação pertinente. Esta pesquisa consistiu em verificar como a Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais-APAE de Presidente Médici realiza seu processo de captação de recursos, apresentando conceitos, características e, ainda, o perfil do profissional captador recursos, função importante, nesse processo. A pesquisa foi construída através de levantamento bibliográfico e documental com base nos documentos analisados na Associação, utilizando-se também de questionário a fim de identificar e conhecer as formas de captação de recursos, bem como, entrevista com o profissional captador da APAE. A pesquisa identificou que a Associação está constituída legalmente, possui os títulos e certificados que permitem captar recursos com órgãos públicos, sendo a prestação de contas necessária, conforme determina a legislação e ressalta a importância do captador na Associação para alcance da missão.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1598
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERCEIRO SETOR E CAPTAÇÃO DE RECURSOS UM ESTUDO DE CASO NA APAE DE PRESIDENTE MÉDICI-RO.pdf241,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador