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Title: Gestão da informação para o processo decisório: estudo no agronegócio da soja
Authors: Oliveira, Deyvison de Lima
Keywords: Gestão de agronegócio
Cadeia de valor
Gestão da informação
Processo decisório
Issue Date: 2008
Citation: OLIVEIRA, Deyvison de Lima Gestão da informação para o processo decisório: estudo do Agronegócio da soja. Porto Velho, 2008.
Abstract: O trabalho aborda os processos decisórios de investimentos, de comercialização da produção e sobre a continuidade do negócio nos empreendimentos produtores de soja do município de Vilhena – Estado de Rondônia. A abordagem estabelece ligação entre aqueles processos e as fontes de informações que fundamentam-nos. Cinco fontes para respaldo aos processos decisórios são trabalhadas: três representam agentes econômicos da cadeia de valor (fornecedores, cadeia interna/empreendimento e clientes); duas outras representam agentes externos à cadeia de valor (empreendimentos concorrentes e mercado/governo). A pesquisa objetiva identificar a relevância das informações oriundas de cada uma das fontes nos processos decisórios de investimentos, de comercialização da produção e sobre a continuidade do negócio. Os métodos quantitativo e qualitativo foram utilizados para análise e interpretação dos dados coletados. Como procedimento metodológico, utilizou-se o Estudo de Campo – que permite, além do levantamento quantitativo, a descrição qualitativa de elementos que corroboram a resposta ao problema levantado. Para coleta de dados junto aos empreendimentos, empregou-se questionário estruturado, aplicado em forma de entrevista pessoal aos gestores. A pesquisa foi realizada por amostragem estratificada – tomando-se como base para a estratificação a área de produção utilizada na safra 2007/08. Verificou-se que as informações produzidas pelo controle interno – custos totais de produção – apresentaram maior empregabilidade nos processos decisórios em análise, mantido o grau de variação em cada processo. Em seqüência, as informações de fornecedores (custos de insumos), de clientes (preço do produto e políticas) e de mercado/governo (informações não estruturadas) apresentaram-se como relevantes na fundamentação de processos decisórios específicos. Os resultados permitiram a estruturação dos processos em estudo, de acordo com a fonte de informações utilizada em cada caso.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Administração (PPGMAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Sidinei Aparecido Pereira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/160
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