Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1602
Título: Ensino de função através de experimentos: um estudo de caso na escola Apolônia Rossi Javarini no município de Presidente Médici - RO
Autor(es): Saraiva, Elihebert
Palavras-chave: Ensino de funções
Engenharia didática
Experimentos
Data do documento: 2016
Citação: SARAIVA, Elihebert. Ensino de função através de experimentos: um estudo de caso na escola Apolônia Rossi Javarini no município de Presidente Médici - RO. 2016. 60 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar as concepções sobre o ensino de funções através de uma metodologia diferenciada com a utilização de experimentos e relatar a realização de uma sequência didática com os alunos dos últimos anos do ensino fundamental sobre funções afins e quadráticas através de oficinas e aulas práticas. A metodologia usada é a engenharia didática, uma metodologia abordada na didática da matemática, podendo ser definida como uma configuração específica de organizar os procedimentos metodológicos de pesquisas desenvolvidas nos ambientes de ensino, ou mesmo como uma referência para elaboração de uma sequência didática, desenvolvida pelo professor para o ensino de conteúdos de matemática. Durante a pesquisa, o trabalho se propôs demonstrar que a metodologia do uso de experimentos é uma forma viável de ensino de funções, pois é atrativa aos alunos, além disso, promove um aprendizado maximizado dos conceitos, e, ainda cumpre o dever de despertar no estudante o gosto pelo método científico.
Descrição: Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Porto Velho, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática, sob a orientação do Professor Dr. Marinaldo Felipe da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1602
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação -Ficha catalográfica.pdfElihebert Saraiva2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.