Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1605
Título: Avaliação das funções executivas em adictos internados nas comunidades terapêuticas do município de Porto Velho - RO
Autor(es): Sá, Thaís Najara de Souza
Palavras-chave: Interação entre drogas
Funções Executivas
Cannabis
Cocaína
Crack
Data do documento: 2017
Citação: SÁ, T. N. de S. Avaliação das funções executivas em adictos internados nas comunidades terapêuticas do município de Porto Velho - RO. 2017. 65f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: O consumo concomitante de cocaína/crack e maconha é um hábito cada vez mais comum entre os usuários de drogas, seja com o intuito de aumentar a intensidade da experiência ou compensar os efeitos negativos relacionados. Contudo, ambas as substâncias são descritas na literatura como causadoras de déficits cognitivos, atuando sobre vários componentes das funções executivas. Diante disso, e em um cenário onde se discute a proposta de se utilizar a maconha como estratégia de redução de danos no tratamento de usuários de crack, esse trabalho teve o objetivo de investigar os efeitos da dependência dupla de cannabis e cocaína/crack sobre medidas de funções executivas: memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e tomada de decisão. Quarenta indivíduos internados em comunidades terapêuticas na região norte do Brasil e abstinentes por mais de 15 dias participaram do estudo, sendo divididos em dois grupos: um de dependentes de cocaína/crack e outro com dependência de cocaína/crack e maconha. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre os grupos em nenhuma das medidas avaliadas, embora o grupo de dependência dupla tenha cometido mais erros em tarefas que avaliaram a flexibilidade cognitiva e tomada de decisão. Estes achados apontam que a dependência moderada de maconha associada a dependência de cocaína/crack não foi mais prejudicial do que a dependência desta última isoladamente, pelo menos não após um período médio de 3 meses de abstinência.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Prof Dr. Paulo Renato Vitória Calheiros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1605
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Finalissima Thais Najara de Souza Sá.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.