Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1612
Título: Índice de qualidade da água: um estudo comparado
Autor(es): Cantai, Charles Montenegro Medeiros de
Palavras-chave: Índices de qualidade das Águas
Operadores matemáticos
Data do documento: 2016
Citação: CANTAI, Charles Montenegro Medeiros de. Índice de qualidade da água: um estudo comparado. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: Este trabalho é uma contribuição para a construção do conhecimento matemático com metodologia de aplicação para o cálculo do Índice de Qualidade da Água – IQA, utilizando-se operadores matemáticos que processam um conjunto de indicadores analíticos, produzindo um resultado numérico indexado, capaz de expressar a qualidade da água. Para tal, faz-se uso de dois instrumentos de cálculo distintos, a saber: a máquina de cálculo do IQA da National Sanitation Foundation - NSF, com a qual foi calculado o Índice de Qualidade da água de um manancial superficial onde foram realizadas análises a priori. Como contribuição, foi fornecido o cálculo do IQA, realizado por “uma máquina”, que utiliza-se do software Excel, usando-se os resultados das mesmas amostras e, as equações do Sistema de Cálculo da Qualidade da Água - (SCQA). Em seguida foi feito uma comparação entre os resultados, a qual indica fragilidades quando da utilização da lógica discreta. Tal fato, por si só, sugere, avaliar a qualidade da água, lançando-se mão de processos que utilizam uma lógica contínua, a saber: a lógica fuzzy.
Descrição: Trabalho de conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional – PROFMAT no polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional, sob a orientação do Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1612
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PROFMAT CHARLES MONTENEGRO.pdfCharles Montenegro Medeiros de Cantai1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.