Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1613
Título: Franctais, pipas tetraédricas e origami: uma proposta metodológica para o ensino da geometria
Autor(es): Milani, Samanta Margarida
Carvalho, Marizete Nink de Carvalho
Palavras-chave: Geometria
Origami
Pipas Tetraédricas
Fractais,
Metodologia de Ensino.
Data do documento: 2016
Citação: MILANI, Samanta Margaret. Fractais, pipas tetraédricas e origami: uma proposta metodológica para o ensino da geometria.2016. 124 f. Dissertação ( mestrado ) - Programa de Pós - Graduação Mestrado profissional em Matemática em rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondonia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: O trabalho de pesquisa desenvolvido nesta dissertação de Mestrado buscou apresentar conteúdos geométricos de uma forma diversificada, que possibilitasse o entendimento de determinados assuntos, se apresentados de maneira concreta e lúdica, dando aos alunos a oportunidade de construir e de manipular o objeto de estudo. Para realização desta pesquisa foi elaborada uma metodologia que fosse capaz de resgatar o desejo em aprender a disciplina de geometria por uma forma desafiadora, criando atividades estratégicas para ensinar conceitos e propriedades matemáticas por meio da dobradura de um origami, da construção de uma pipa tetraédrica e da confecção de um fractal. Os alunos do 3° ano do Ensino Médio do curso de Agropecuária do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Ariquemes, foram desafiados a ministrarem oficinas para algumas turmas do Instituto, e nelas criar, desenvolver e aprender atividades que instigassem os participantes. Este estudo revelou as vantagens em trabalhar com adolescentes, dando a eles a liberdade de serem os autores de sua aprendizagem e de incentivar sua criatividade, para então repassar o que aprendeu com a linguagem utilizada na sua faixa etária. Os resultados foram positivos e satisfatórios, tanto para os alunos que ministraram as oficinas como para os que puderam participar das mesmas. Dentro do que foi proposto, desenvolveram um trabalho cooperativo e colaborativo visando ensinar matemática por meio de uma prática pedagógica diferenciada.
Descrição: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1613
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de mestrado - Samanta M. M. pronta.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.