Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1619
Título: Estado da arte: mulheres na produção científica da Universidade Federal de Rondônia
Autores: Kley, Patrícia Padial
Palavras-chave: Mulheres
Feminismo
Produção Científica
Data de publicação: 2017
Citação: KLEY, Patrícia Padial. Estado da arte: mulheres na produção científica da Universidade Federal de Rondônia. 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: Esta dissertação analisa a produção científica sobre mulheres realizadas na Universidade Federal de Rondônia, especificamente entre os anos de 2000 a 2015. Ela parte de algumas questões problematizadoras a fim de mapear qual é a trajetória dos estudos sobre mulheres na UNIR. Diante da organização da referida pesquisa e considerando os objetivos elencados que são: analisar a ênfase das temáticas abordadas na produção acadêmica, no sentido de perceber as principais tendências nas pesquisas sobre mulheres e/ou gênero; analisar os principais referenciais teóricos que subsidiaram e sustentaram as pesquisas sobre mulheres e/ou gênero; descrever as principais abordagens metodológicas, tipos de estudo e análises das pesquisas que tratam da temática mulheres e/ou gênero; verificar quais os principais resultados indicados nas produções acadêmicas sobre mulheres e/ou gênero, identificando os aspectos abordados e os ignorados que podem constituir-se em objetos de investigação e futuras pesquisas deste campo; organizamos seis categorias para análise descritiva, referentes à temática mulheres, a destacar: 1) Identidades, 2) Saúde, 3) Educação, 4) Violência, 5) Mulheres indígenas, 6) Abuso sexual. O método utilizado para a coleta de dados foi a pesquisa documental do tipo estado da arte, além da técnica de análise de conteúdo, dividida em duas etapas. Na primeira fase da coleta de dados, foi elaborado uma ficha para coleta de informações sobre as dissertações selecionadas, tais como: resumo, método, referencial teórico, dente outros. Na segunda fase, a partir das informações coletadas nas dissertações, foram criadas seis categorias de análise. Como conclusão, acreditamos que o fomento para a realização de pesquisas, projetos e produção cientifica que contemple essa temática deva ser incentivado e ampliado na Unir, para que, a partir das reflexões acadêmicas, projetos de extensão sejam implementados, e que atendam a comunidade em geral com intuito de diminuir as desigualdades de gênero e propor momentos de reflexão sobre as práticas preconceituosas, desiguais e violentas enfrentadas por muitas mulheres que vivem em Rondônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Psicologia - Mestrado Acadêmico (MAPSI) do Departamento de Psicologia, Núcleo de Saúde, da Universidade Federal de Rondônia, para a obtenção do título de Mestra em Psicologia Orientadora: Profa. Dra. Maria Ivonete Barbosa Tamboril.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1619
Aparece nas coleções:MAPSI/PVH - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PATRÍCIA PADIAL KLEY.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.